Governo diz que vai informar ao STF no prazo o que fez na terra yanomami
Redução do garimpo, avanço na saúde e reforço estrutural são algumas das ações que marcam o plano de proteção

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 09/02/2025 às 16:53 | Atualizado em: 09/02/2025 às 16:53
O Governo Federal reafirmou seu compromisso com a proteção dos Yanomami, destacando que todas as informações solicitadas pelo STF serão entregues dentro do prazo.
Desde 2023, a maior operação já realizada na Terra Indígena Yanomami envolve 33 órgãos federais. Em dois anos, houve uma redução de 95% nas novas áreas de garimpo.
Na saúde, o governo ampliou em 155% o número de profissionais e reabriu todas as unidades fechadas, reincluindo mais de 5.200 indígenas que estavam desassistidos.
Os avanços resultaram na queda de 27% no número de óbitos no primeiro semestre de 2024, incluindo reduções expressivas em desnutrição (-68%), infecções respiratórias (-53%) e malária (-35%).
A estrutura na região foi reforçada com sistemas de abastecimento de água e distribuição de mais de 114 mil cestas de alimentos. A Casa de Governo, em Boa Vista, coordena a recuperação do território.
O governo segue atuando para garantir autonomia, dignidade e segurança aos Yanomami, reafirmando seu compromisso com os direitos indígenas e a soberania nacional.
Leia mais
Ianomâmis: em 3,8 mil operações, 159 invasores presos, diz TV estatal
As informações são do Gov.br. Leia na íntegra.
Foto: Leonardo Prado/divulgação