Governador mostra dados da modernização do Complexo Hospitalar Sul
Segundo Lima, foram realizados 51 mil atendimentos em três meses após modernização.

Bruna Lira, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 18/03/2025 às 10:00 | Atualizado em: 18/03/2025 às 10:01
Nos primeiros três meses da reestruturação, o Complexo Hospitalar Sul (CHS) aumentou a capacidade de atendimento e modernizou sua infraestrutura. A unidade, que inclui o hospital e pronto-socorro 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu, passou por melhorias significativas.
O governador Wilson Lima anunciou os avanços no dia 17 de março. Segundo ele, nesse período, o CHS registrou mais de 51 mil atendimentos, 9 mil internações e 2.698 cirurgias.
A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que as mudanças reduziram o tempo de espera para procedimentos. Agora, o centro cirúrgico opera 24 horas por dia. Com isso, o prazo para cirurgias eletivas caiu de 45 dias para apenas uma semana.
Além disso, a modernização trouxe novos equipamentos. O governo substituiu a subestação elétrica, instalou geradores e adicionou 500 computadores e televisores para melhorar a gestão hospitalar.
As melhorias na estrutura incluem 176 novos pontos de iluminação LED, recapeamento asfáltico e a ampliação do segundo andar do 28 de Agosto, que ganhou 48 novos leitos.
A reforma continua. As UTIs, enfermarias e recepção estão sendo modernizadas. O hospital também passará por revitalização da fachada e contará com um posto policial.
Foto: BNC Amazonas