Governador instala telessaúde e UTI no sul do Amazonas

A medida celebra os aniversários de 147 anos de Manicoré e 156 anos de Humaitá.

Adrissia Pinheiro, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 15/05/2025 às 13:38 | Atualizado em: 15/05/2025 às 13:38

O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou nesta quarta-feira (14 de maio) os serviços de telessaúde nos municípios de Manicoré e Humaitá, localizados a 332 e 590 quilômetros de Manaus, respectivamente. A ação faz parte da expansão do programa Saúde AM Digital, lançado em abril, que visa reduzir a fila de espera por consultas e exames regulados pelo sistema de regulação (Sisreg).

A medida celebra os aniversários de 147 anos de Manicoré e 156 anos de Humaitá, comemorados nesta quinta-feira (15). Com a inclusão dos dois municípios, o programa passa a funcionar em cinco cidades do interior, além de Manaus.

Em Manicoré, o serviço está instalado na UBS Emile Tássia, no bairro Santo Antônio, equipada com salas de teleconsulta, telelaudo e um aparelho de eletrocardiograma (ECG) para telediagnóstico, beneficiando mais de 50 mil moradores.

Já em Humaitá, o hospital regional Dra. Luiza Conceição Fernandes recebeu dois pontos de telessaúde e uma unidade de terapia intensiva (UTI) com 10 leitos de média e alta complexidade.

Com a nova UTI, o estado alcança 41 leitos desse tipo no interior, incluindo os municípios de Parintins, Tefé e Tabatinga.

Durante a inauguração, o governador destacou a oferta de 12 especialidades médicas por meio do programa.

“Antes o paciente tinha que sair de Manicoré para receber atendimento especializado. Com o telessaúde, isso pode ser feito em casa ou em qualquer local com internet”.

Além da telessaúde, Lima participou da inauguração da creche municipal Gely da Silva Botelho e vistoriou as obras da nova praça de Manicoré. Em Humaitá, também visitou as instalações do novo fórum de Justiça da comarca.

O evento contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, incluindo deputados, prefeitos e o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas.

Leia mais

Foto: Diego Peres/Secom