Governador e prefeito de Manaus expressam pesar por Juarez Lima
Amazonas perdeu, nesta sexta-feira (22), um de seus maiores artistas plásticos, Juarez Lima, aos 58 anos.

Adrissia Pinheiro, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/11/2024 às 17:16 | Atualizado em: 22/11/2024 às 17:30
Nesta sexta-feira (22), o Amazonas perdeu um de seus maiores artistas plásticos, Juarez Lima, aos 58 anos. O artista amazonense faleceu na Áustria, onde estava a trabalho, após sofrer um AVC na última terça-feira (19).
Reconhecido por suas contribuições ao Festival de Parintins e pela valorização da cultura amazônica, Juarez deixa um legado que inspirará gerações. Sua morte gerou manifestações de pesar de autoridades, como o governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida, que destacaram sua importância para a arte e cultura do estado.
‘Sua arte seguirá como um legado’
O governador do Amazonas, Wilson Lima, lamenta com profundo pesar a morte do artista plástico parintinense Juarez Lima, nesta sexta-feira (22/11), em Viena, na Áustria.
O artista estava na Europa a trabalho e foi internado na cidade austríaca após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele foi submetido a uma cirurgia, mas não resistiu.
Juarez foi um dos mais importantes artistas do Festival Folclórico de Parintins e levou a cultura e o talento amazonense para os Carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo.
Sua arte seguirá como um legado para novos artistas e seu talento e dedicação estarão marcados para sempre na história da Cultura amazonense.
O governador se solidariza à família e amigos de Juarez neste momento de pesar.
Leia mais
https://bncamazonas.com.br/municipios/o-adeus-ao-artista-parintinense-juarez-lima/
‘Manaus perde grande amigo’
O prefeito de Manaus, David Almeida, manifesta profundo pesar pela morte de Juarez Lima, um dos maiores talentos da arte e cultura amazonense, aos 58 anos de idade, nesta sexta-feira, 22/11.
“É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento de Juarez Lima, um dos maiores talentos da nossa arte e cultura. Manaus perde um grande amigo, um artista plástico de talento ímpar, cuja obra sempre refletiu a essência da nossa gente, da nossa história e das cores vibrantes da Amazônia. Neste momento de dor e luto, me solidarizo com sua família, amigos e todos os que tiveram o privilégio de conviver com ele. Que a memória de Juarez continue a nos inspirar e a nos lembrar da importância de valorizar nossa cultura e nossos artistas”, lamentou o prefeito.
Juarez foi o idealizador da “Romaria das Águas”, evento que levava de barco a imagem de Nossa Senhora do Carmo a Parintins. Em Manaus, recentemente, contribuiu com uma cenografia icônica: uma alegoria indígena, com movimentos realistas, no palco Guardião da Amazônia, no maior festival de artes integradas do Norte do país, o “Sou Manaus Passo a Paço 2023”. Seu legado será eternamente lembrado, pois, por intermédio da arte, ele soube traduzir a alma da Amazônia para o mundo.
Ilustração: Gilmal