Presidente da ALE-AM: ‘Governador permite total independência’

Roberto Cidade elogiou o governador Wilson Lima por garantir respeito os parlamentares em seu discurso de agradecimento.

Diamantino Junior

Publicado em: 30/10/2024 às 17:08 | Atualizado em: 30/10/2024 às 17:08

Em seu discurso de agradecimento após ser reeleito para mais dois anos na presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade destacou a postura respeitosa e democrática do governador Wilson Lima em relação ao parlamento estadual.

Durante sua fala, Cidade afirmou que Lima sempre tratou a ALE com respeito e assegurou total independência nas ações dos deputados.

“A relação que construímos com o governador Wilson Lima é pautada no diálogo e no respeito mútuo. Ele sempre permitiu que a ALE exercesse sua função com autonomia, sem interferências, o que é essencial para o fortalecimento da democracia e para que possamos trabalhar em prol do povo do Amazonas”, declarou Roberto Cidade.

A reeleição de Roberto Cidade consolida seu protagonismo na política amazonense e reforça sua liderança à frente do parlamento.

Além disso, o apoio do governador foi ressaltado como um dos pilares dessa trajetória, o que indica a continuidade de uma gestão focada em cooperação institucional e na defesa dos interesses do estado.

Eleição

O eleição, uma sessão especial a partir das 14h, ocorreu depois que o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR) e cancelou no dia 28 de outubro a terceira eleição de Cidade, ocorrida em abril de 2023, que lhe antecipou um novo mandato (2025-2026) enquanto o atual está em vigor até o final deste ano.

Desde então, Cidade se articulou com aliados na assembleia as condições para uma nova eleição, o que aconteceu hoje, no início da tarde.

Antes, nessa terça-feira, Cidade fez movimentos internos para tomar as providências para enfrentar o cancelamento determinado por Zanin.

A realização de nova eleição para o biênio 2025-2026 era um dos caminhos. O outro era enfrentar o ato do ministro em recursos no STF.

Leia mais

‘Fizemos a eleição de acordo com o que mandou STF’, diz Cidade

Contudo, com o mesmo cenário favorável na casa que lhe deu o terceiro mandato, Cidade resolveu encarar uma nova eleição. A grande maioria dos deputados é da base de apoio do governador Wilson Lima (União Brasil) e segue a liderança presidencialista do parlamento.

Foto: reprodução TV ALE-AM