Gestão do lixo da grande Manaus será da União e Governo do Amazonas
União e Governo do Amazonas vão atuar juntos na gestão do lixo dos 10 municípios da Região Metropolitana de Manaus com foco em sustentabilidade.

Diamantino Junior, da Redação do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 08/04/2025 às 15:02 | Atualizado em: 08/04/2025 às 20:41
Acordo de cooperação tem foco nas soluções para o tratamento adequado do lixo nos 10 municípios do entorno da capital.
O Ministério da Integração e o Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, firmou um acordo de cooperação com a Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos.
A parceria tem como objetivo criar um plano de gestão sustentável do lixo nos municípios da região metropolitana de Manaus, no Amazonas.
Os municípios que fazem parte da grande Manaus são: Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Autazes, Silves.
A região metropolitana foi criada em 2007 pela lei complementar 52, com o objetivo de organizar e executar serviços e funções públicas de interesse metropolitano.
Dessa forma, o acordo de cooperação pretende facilitar a troca de informações e o desenvolvimento de projetos conjuntos entre o Ministério da Integração Regional e o Governo do Amazonas, com foco em soluções para o tratamento adequado de resíduos sólidos urbanos.
A iniciativa também prevê a participação do setor privado, por meio da estruturação de parcerias público-privadas com o Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável.
Consórcio
De acordo com o diretor do departamento de parcerias com o setor privado, da Secretaria de Fundos Financeiros, Denilson dos Santos, o projeto será estruturado com os municípios na condição de consórcio ou com o estado.
“Trazer o apoio do Amazonas é muito importante porque quando nós fazemos a estruturação do projeto municipal, o consórcio não tem como assumir o risco do custo da estruturação. Por isso, o estado pode e vai assumir esse custo”.
Leia mais
Candidatura de Caiado ao Planalto é ameaçada pelo caso ‘rei do Lixo’
Por fim, os envolvimentos no acordo acreditam que o projeto para a região metropolitana de Manaus poderá ser um piloto para um plano maior de gestão sustentável de resíduos em todos os 62 municípios do Amazonas.
“A iniciativa busca não apenas resolver uma demanda local, mas também servir de modelo replicável em outras regiões do estado”, disse Santos.
Foto: Yasmin Fonseca/ministério
Tags
- autazes
- careiro da várzea
- consórcio municipal
- gestão de resíduos
- governo do amazonas
- infraestrutura
- iranduba
- itacoatiara
- lixo
- manacapuru
- Manaus
- meio ambiente
- ministério da integração
- novo airão
- parceria público-privada
- presidente figueiredo
- região metropolitana
- resíduos sólidos
- rio preto da eva
- silves
- sustentabilidade
- união