Operação desbarata garimpo ilegal em parque na Amazônia
Operação Murus Viridis combate garimpo ilegal no Parque dos Campos Amazônicos com destruição de equipamentos e avanço nas investigações.

Diamantino Junior
Publicado em: 13/04/2025 às 11:29 | Atualizado em: 13/04/2025 às 11:31
Em ação conjunta deflagrada nesta semana, a Polícia Federal (PF), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Força Nacional de Segurança Pública executaram a Operação Murus Viridis, com o objetivo de combater o garimpo ilegal no interior do Parque Nacional dos Campos Amazônicos, uma unidade de conservação de proteção integral localizada na tríplice fronteira dos estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.
Durante a operação, as forças de segurança inutilizaram seis escavadeiras hidráulicas, três caminhões, nove motores bombas, três motocicletas e seis caixas separadoras, além de desmobilizar 16 barracões usados na prática criminosa. Também foram apreendidos cerca de 8 mil litros de óleo diesel e uma antena de comunicação via satélite.
De acordo com a nota divulgada pela Polícia Federal, a ação teve como principal foco a desintrusão das estruturas de garimpo ilegal e a repressão qualificada aos crimes ambientais cometidos na região.
Além da destruição de equipamentos, a PF promoveu diligências para a coleta de dados de inteligência, que vão subsidiar investigações com o objetivo de identificar líderes, financiadores e possíveis conexões com o crime organizado.
Leia mais
Quem são os criminosos por trás do garimpo na Amazônia
A Operação Murus Viridis integra uma estratégia mais ampla de enfrentamento à criminalidade ambiental na Amazônia Legal, com foco na interrupção da logística do garimpo ilegal, no enfraquecimento de organizações criminosas atuantes na região e na proteção das populações tradicionais e dos ecossistemas sensíveis da unidade de conservação.
A ação reforça o compromisso das autoridades com a preservação ambiental e o combate efetivo aos crimes contra a natureza, especialmente em áreas de grande relevância ecológica como o Parque Nacional dos Campos Amazônicos.
Foto: divulgação