FVS descarta 8 casos de coronavírus e investiga outros 4 no Amazonas

Dos quatro casos investigados, três são em Manaus, e apenas um em Parintins. Boletim foi divulgado na quinta-feira, dia 12

Coronavírus três suspeitos Amazonas

Ferreira Gabriel

Publicado em: 13/03/2020 às 10:32 | Atualizado em: 13/03/2020 às 10:34

A Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas(FVS) recebeu na quinta-feira, dia 12, o primeiro resultado de exame realizado pelo o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS). Este de um caso suspeito do novo coronavírus, que resultado foi negativo.

De acordo com o órgão, o Amazonas tem até o momento 12 casos notificados como suspeitos de Covid-19, sendo 8 descartados e 4 em investigação.

Em suma dos casos suspeitos, 3 são em Manaus e 1 em Parintins. Portanto todos os pacientes apresentaram sintomas gripais com histórico de viagem recente. Após atendimento, eles foram liberados, com a recomendação de isolamento social até o resultado dos exames.

Atualização do plano de contingência

Apesar de não existirem casos confirmados do novo coronavírus no estado, a FVS-AM atualizou o Plano Estadual de Contingência. Este visa o enfrentamento da pandemia anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, a adequação dos planos foi uma necessidade imposta a todos os estados. Esta a partir do novo cenário apresentado pela OMS.

Dessa forma no Amazonas, foram reforçadas as medidas de planejamento e estruturação nas áreas de vigilância e assistência. Além disso o plano atualizado será disponibilizado no site da fundação.

“O novo cenário exige que todos os estados revisem seus planos de contingência, e nós fizemos isso. Encaminhamos a nossa adequação para o Ministério da Saúde, levando em conta principalmente a necessidade de estruturarmos a rede assistencial, com leitos adequados, recursos humanos, insumos, medicamentos, e também readequamos as ações de vigilância para um nível estratégico de possível entrada do vírus no Estado”, declarou Rosemary.

Campanha de orientação à população

O Governo do Amazonas preparou uma nova campanha publicitária. Esta de prevenção às síndromes respiratórias agudas graves, entre elas o novo coronavírus. A partir disso o material informativo está sendo veiculado nos meios de comunicação do Estado desde a semana passada.

Conforme informações da FVS-AM a transmissão do vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas. Por exemplo como gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão. Além de contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Sobretudo a campanha reforça as medidas de prevenção, como a lavagem das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, uso de lenço descartável. Assim como aconselha evitar locais aglomerados. Bem como alerta a população para em casos de sinais e sintomas graves da doença procurar uma unidade de urgência estadual.

Fonte: FVS-AM

 

Foto: Tácio Mello/Secom

 

Leia mais

Amazonas passa a fazer diagnóstico do coronavírus em Manaus