Funai proíbe acesso a terra indígena no Amazonas

Na região, há registros da presença de povos indígenas isolados. A área é onde se contra o maior foco de destruição da Amazônia, no AM

Funai proíbe acesso a terra indígena no AM

Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 10/03/2023 às 06:33 | Atualizado em: 10/03/2023 às 08:31

A partir de hoje está proibida o acesso, locomoção e permanência de pessoas numa terra indígena, área do estado do Amazonas de 647.386 hectares, quatro vezes maior do que o tamanho do território da cidade de São Paulo (152.100 ha).

Agora, só às Forças Armadas e policiais poderão ter acesso ao local. Mas essas forças só entrarão nessa terra se estiverem acompanhadas por funcionários da Funai.

A proibição está na Portaria No 626, de 7 de março de 2023, assinada pela presidente da Funai, Joenia Wapichana, e publicada na edição desta sexta-feira, dia 10, do diário oficial da União.

A área refere-se à terra indígena Jacareúba/Katawixi, no município de Lábrea, no Amazonas, onde está o maior foco de desmatamento e incêndios da floresta amazônica.

O perímetro desse território é de 594 quilômetros. Em linha reta, equivale à distancia entre Manaus e Santarém (PA).

De acordo com os considerandos da portaria, o objetivo do ato é proteger povos indígenas isolados que vivem da região.

De acordo com o site do Isa, instituto que atua na proteção dos direitos dos povos indígenas do Brasil, a terra indígena Jacareúba/Katawixi.

Mas o Isa, conforme seu site, diz que não há informações sobre o número de elementos dessa etnia que vivem nesse território.

Leia mais

Indígenas isolados terão terra demarcada por Lula no Amazonas

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil