Foz do rio Amazonas: Ibama vai liberar petróleo, diz ministro
Ministro de Minas e Energia prevê liberação do Ibama para exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Petrobrás apresentou novos dados em dezembro.

Diamantino Junior
Publicado em: 15/01/2025 às 16:01 | Atualizado em: 15/01/2025 às 16:02
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve autorizar a exploração de petróleo na bacia da Foz do Amazonas. Segundo ele, a Petrobrás já entregou, em dezembro, todas as informações complementares solicitadas pelo órgão ambiental e aguarda a decisão do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.
“Estamos aguardando a licença. Quero acreditar que o presidente do Ibama é um homem de bom senso e verdadeiro. Se ele for, vai liberar a licença. A Petrobrás já entregou tudo que ele pediu”, declarou Silveira.
A exploração de petróleo na região tem enfrentado resistência por preocupações ambientais.
Em outubro, os técnicos do Ibama recomendaram o arquivamento do projeto, argumentando que não havia uma solução viável para mitigar os impactos de um possível vazamento de óleo na biodiversidade.
No entanto, Agostinho decidiu manter o processo em análise, permitindo que a Petrobrás apresentasse novos dados e esclarecimentos.
Segundo o ministro, o licenciamento não deve ser pautado por questões ideológicas.
Leia mais
Ibama pede mais dados da Petrobrás sobre foz do rio Amazonas
“Temos de ter senso de urgência e responsabilidade no licenciamento. Enquanto houver demanda mundial por petróleo, o Brasil não pode abrir mão dessa oportunidade, sempre com respeito às exigências ambientais”, reforçou Silveira.
O Ibama informou que segue analisando os novos dados apresentados pela Petrobras. A decisão será crucial para o futuro do projeto, que é visto pelo governo como estratégico para o setor energético do país.
Leia mais no Poder 360
Foto: Ricardo Botelho/MME