Exército e prefeitura articulam campus do IME em Manaus

Projeto prevê campus voltado à pesquisa de tecnologias estratégicas e deve iniciar com mestrado em 2026.

Publicado em: 14/07/2025 às 16:42 | Atualizado em: 14/07/2025 às 16:43

O Exército Brasileiro deu novo passo para instalar um campus do Instituto Militar de Engenharia (IME) em Manaus. A iniciativa foi discutida nesta segunda-feira (14), em reunião com universidades, o Comando Militar da Amazônia (CMA) e a Prefeitura de Manaus.

O encontro teve participação do comandante do IME, general Galdino, do prefeito em exercício Renato Júnior (Avante) e de representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).

A previsão é que o mestrado comece em março de 2026.

A estrutura do futuro campus deverá incluir programas de doutorado voltados a militares e civis. O foco são áreas estratégicas como defesa, inovação e tecnologias emergentes.

Entre os projetos previstos estão pesquisas em inteligência artificial para monitoramento da Amazônia, biotecnologia, transição energética e redes de comunicação quântica.

Segundo Galdino, o campus em Manaus vai além da replicação dos cursos do IME no Rio.

“O IPEAM nasce com vocação para ser um centro de excelência em Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia”, disse.

A prefeitura de Manaus garantiu apoio logístico e destacou o impacto de referência para a população.

“É um investimento intelectual de alto valor, que tem impacto direto na geração de conhecimento, empregos e oportunidades”, afirmou Renato Júnior.

O IME é uma das principais instituições de engenharia do país. O novo campus seguirá o modelo de escola empreendedora, com alunos envolvidos em projetos de pesquisa voltados à defesa nacional e à indústria tecnológica.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria, o setor de defesa está entre os que mais geram empregos qualificados no Brasil.

Leia mais

Fotos: divulgação