Estudantes da rede pública do AM conquistam medalhas na Tailândia
Na Olimpíada Internacional de Matemática, sete alunos foram medalhistas, e outros cinco receberam Menção Honrosa pelo desempenho.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 27/02/2025 às 07:44 | Atualizado em: 27/02/2025 às 08:11
Estudantes da rede pública do Amazonas conquistaram duas medalhas de prata e cinco de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática – International Talent Mathematics Contest (ITMC) 2025.
Eles também retornam para casa nesta quarta-feira (26) Menção Honrosa pelo desempenho na competição. A informação é do g1.
A ITMC 2025 foi realizada entre 22 e 26 de fevereiro e reuniu estudantes de países como Tailândia, Vietnã, Filipinas, Indonésia, Arábia Saudita, Camboja, Bangladesh e Singapura.
Conforme a publicação, no total, 600 alunos de todo o mundo disputaram medalhas, incluindo 12 representantes do Amazonas.
Os estudantes, portanto, são do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Marcantonio Vilaça II (CMPM II) e da Escola Estadual (EE) Ten. Cel. Cândido José Mariano (CMPM V).
Dessa forma, eles garantiram vaga na olimpíada após conquistarem medalha de ouro na etapa regional e prata na edição nacional da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2024.
Além disso, quatro professores das duas escolas também integraram a delegação brasileira.
Reconhecimento internacional
Representando o CMPM II, a estudante Sara Elis Peron Castro conquistou medalha de prata. Já Imael Abner Fonseca, Heloisa Victoria Sales, Emanuella Barroso dos Santos e Bárbara Sophia Mendonça levaram bronze.
Enquanto isso, os alunos Carlos Eduardo Carvalho e Carvalho, Geovanna Ramos Alencar e Matheus Henrique Lemos Nogueira receberam Menção Honrosa.
Nesse sentido, o professor Wellington Morais, que acompanhou os alunos na viagem e na preparação para a olimpíada, destacou que a conquista é fruto de esforço e dedicação.
Assim, à frente do projeto “Turma Olímpica”, ele já viu alunos participando de competições na Índia, Taiwan e Tailândia.
“Esse reconhecimento internacional é resultado do comprometimento e do esforço, superando desafios diários para promover a excelência do ensino público”, celebrou o professor.
Leia mais no g1.
Leia mais
Amazonas na Olimpíada de Matemática na Tailândia tem apoio da Atem
Foto: divulgação/Seduc