Escritor saúda Brics por escolher sumaumeira como símbolo de gestão
A sumaumeira, que inspira livro de Wilson Nogueira, é a mais robusta das árvores amazônicas; ela é ente sagrado para vários povos originários

Neuton Correa, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 25/12/2024 às 10:26 | Atualizado em: 25/12/2024 às 10:26
O escritor Wilson Nogueira saudou a decisão dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes). As nações formam o grupo que se propõe influenciar a governança global e democratizar a economia mundial.
Elas, agora, adotaram a sumaumeira como símbolo de cooperação e desenvolvimento compartilhado para a presidência brasileira do grupo econômico em 2025.

Nogueira é autor de Formosa: a sementinha voadora (Valer), que conta a aventura de uma semente de sumaumeira que percorre o planeta em correntes de ventos e informa aos leitores sobre as agressões ao meio ambiente.
“É bom saber que uma instituição planetária se inspira em uma árvore amazônica para declarar seu compromisso com valores ecossistêmicos. A mãe das árvores da Amazônia é assim identificada pela generosidade de compartilhar recursos naturais com o ecossistema em que vive”, disse Nogueira em suas contas no Facebook e no Instagram.
A sumaumeira, a mais robusta das árvores amazônicas, é ente sagrado para vários povos originários, exatamente pela sua importância estratégica no equilíbrio na conservação e renovação das florestas.
A sumaúma é capaz de retirar água do solo profundo, mesmo em tempos de seca, e de compartilhá-la com a vegetação circundante, deixando a floresta alimentada.
Nogueira disse que que se inspirou na sumaumeira para sensibilizar crianças e adultos à preservação da vida do planeta, por meio de uma narrativa lúdica que mexe com a memória de quem já viu ou ainda não viu uma sementinha de painas branquíssimas surfando nas brisas amazônicas.
A sementinha voadora do livro de Nogueira desprende-se da mãe-árvore e percorre lugares desgeografizados do mundo e, depois, retorna para brotas em terras amazônicas.
“Que o capital não consuma a Sumaúma e o compromisso dos Brics seja vigiado, honrado”, comentou a jornalista Ivânia Vieira, no FB.
Ecologia
Nogueira tem outro livro com temática ecológica: Órfãos das águas (Valer), na sétima edição. O livro narra a história de amizade entre um menino e um filhote de peixe-boi, que compartilham sentimentos e angústias na jornada de órfãos pela vida.

Foto: Rosário Reis/divulgação