Eneva promove cursos gratuitos de hotelaria em Silves e Itapiranga
Formação profissional é realizada em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Ednilson Maciel, Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/01/2025 às 14:15 | Atualizado em: 22/01/2025 às 14:50
A Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil, está promovendo cursos gratuitos de qualificação profissional em hotelaria nas cidades de Silves e Itapiranga, no estado do Amazonas. A parceria é com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
Os cursos, que já estão em andamento, somam 65 vagas e são voltados a moradores da região com ensino fundamenta completo.
A iniciativa oferece formação a recepcionistas (30 estudantes) e camareiros (35 estudantes) e tem o objetivo de fortalecer o setor de hospitalidade local. Além de criar as oportunidades de emprego à população.
“Com o crescimento das operações em Azulão, houve um aumento significativo no fluxo de pessoas nas cidades de Silves e Itapiranga. Essa formação é essencial para preparar profissionais e atender às demandas da região, gerando emprego e renda”, destacou Aurélio Amaral, diretor-executivo de relações externas e comunicação da Eneva.
Por sua vez, a gerente de responsabilidade social da Eneva,
Elizabeth Teles, também enfatizou a importância do projeto.
“Essa qualificação representa uma oportunidade de transformação para jovens e adultos. Estamos orgulhosos de contribuir com o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais, deixando um legado de capacitação profissional local”.
Em Silves, as aulas acontecem na escola Alda Martins – rua Luís Magno Grana s/n, bairro governador Plinio Coelho.
Já em Itapiranga, os cursos são ministrados na escola Maria Rosalina de Oliveira Pinho, avenida Ademar Grana Viana, s/n, bairro Jardim Primavera.
As aulas ocorrem das 18h às 22h, estão divididas em duas etapas. Além disso, os participantes recebem material didático e alimentação.
Leia mais
Escola técnica em Silves funciona em tempo integral após reforma da Eneva
Complexo do Azulão
O projeto da Eneva Azulão 950 é um complexo de usinas termelétricas localizado em Silves, no Amazonas. O complexo é formado pelas usinas Azulão I e II, que serão conectadas ao Subsistema Norte do Sistema Interligado Nacional (SIN). O objetivo é fornecer energia elétrica mais estável e confiável para o país.
O complexo Azulão terá uma capacidade instalada de 950 MW e deve gerar energia a partir do gás natural da Bacia do Amazonas.
As principais características do complexo Azulão 950 são:
- Investimento estimado de R$ 5,8 bilhões;
- Geração de cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos;
- Previsão de conclusão até o final de 2026;
- Benefício para mais de 3,7 milhões de residências em todo o Brasil.
Foto: divulgação