Empresa anuncia fim de obras de R$ 1,4 bi em aeroportos do Norte

Amazonas foi contemplado com melhorias em Manaus, Tefé e Tabatinga

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 28/11/2024 às 21:40 | Atualizado em: 29/11/2024 às 12:20

Uma comemoração no aeroporto de Porto Velho, em Rondônia, neste dia 28 de novembro, marcou o anúncio de conclusão de obras de modernização em sete aeroportos da região pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, da rede Vinci Airports.

Conforme a empresa, que adquiriu o controle dos aeroportos em 2021, o investimento de R$ 1,4 bilhão contemplou três aeroportos no Amazonas (Manaus, Tefé e Tabatinga), dois no Acre (Rio Branco e Cruzeiro do Sul) e os de Porto Velho e Boa Vista, em Roraima.

Ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e outras autoridades, o diretor regional da Vinci para Portugal, Brasil e Cabo Verde, Thierry Ligonnière, e o diretor-presidente no Brasil, Júlio Ribas, disseram que o investimento consolida melhorias na infraestrutura aeroportuária da Amazônia.

O objetivo, segundo a empresa, é melhorar a segurança, acessibilidade, conforto e eficiência operacional, “proporcionando uma melhor experiência aos passageiros, impulsionando o desenvolvimento econômico local ao reforçar as conexões aéreas da Amazônia com o restante do Brasil e o mundo”.

Essas melhorias em cada aeroporto incluíram desde reformas nos terminais de passageiros e pistas até a instalação de novos sistemas de refrigeração e iluminação.

Como resultado, afirmou a empresa, as modernizações garantem que os aeroportos estejam preparados para atender à crescente demanda de passageiros e, ao mesmo tempo, promover a sustentabilidade e o progresso local.

“Essas melhorias entregues nos aeroportos da Amazônia são sinais de investimentos necessários, sinal de confiança no desenvolvimento em potencial dessas regiões, e irão potencializar a criação de empregos e o desenvolvimento econômico local”, disse Ligonnière.

De acordo com o ministro Costa Filho, “a Vinci Airports é uma parceira muito importante e estratégica para o Brasil, com uma qualidade de serviços muito alta”.

Leia mais

Manauscult quer Passo a Paço divulgado nos aeroportos da região Norte

Obras no Amazonas

O aeroporto internacional de Manaus, principal da região Norte, ganhou aumento da capacidade operacional para melhorar a experiência dos passageiros. 

Conforme a concessionária, destacam-se a reforma das salas de embarque e desembarque, modernização das esteiras transportadoras de bagagens, instalação de novos sistemas de refrigeração e substituição da iluminação por tecnologia LED. 

Além disso, foi implantado um sistema automatizado de embarque doméstico e reformulado o fluxo de embarque internacional, oferecendo maior conforto e agilidade.

A sustentabilidade também foi uma prioridade, com a criação de um complexo com nova subestação de energia e sistema de tratamento de efluentes.

Nos aeroportos de Tefé e Tabatinga, as melhorias focaram na segurança e na sustentabilidade. Além disso, foram realizadas reformas nas áreas de embarque e desembarque, revisões nas estações de tratamento de resíduos e melhorias na acessibilidade.

Com informações da concessionária

Foto: divulgação