É hoje o grande show do 1º Festival do Beiradão

Evento celebra o ritmo musical como símbolo da cultura amazonense

Dassuem Nogueira, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 22/08/2025 às 10:30 | Atualizado em: 22/08/2025 às 10:30

O grande show do 1º Festival do Beiradão acontece hoje, 22 de agosto, a partir das 17h, no largo de São Sebastião, no centro de Manaus.

As atrações são banda Água Cristalina, Nunes Filho, Márcia Novo, Hadail Mesquita, Alaídenegão, Dj Surubim e Orquestra de Beiradão do Amazonas.

O show celebra a realização de um conjunto de atividades e oficinas que começaram dia 19 de agosto.

O jornalista Paulo Moura, produtor e coordenador-geral, disse ao BNC Amazonas que “o festival é fruto de política pública cultura e de militância do beiradão como fenômeno cultural. Ele veio para fortalecer um dos principais pilares do movimento que é a patrimonialização do beiradão”.

Leia mais

Garantido e Caprichoso colhem 10 mil apoios à defesa da Amazônia

Patrimônio do Amazonas

O movimento cultural do Beiradão, por meio do deputado Sinésio Campos (PT) e do Governo do Estado, conseguiu institucionalizar o Dia do Beiradão, no 3 de outubro, data do aniversário do mestre Chico Caju.

A lei estadual 6.797, de 22 de março de 2024, também reconhece o Beiradão como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas.

Agora o movimento segue no processo de patrimonialização em âmbito nacional da música do beiradão como patrimônio cultural do Brasil.

Na tarde de ontem, ocorreu a oficina-inventário participativo do movimento beiradão, com o apoio técnico do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional).

Após pesquisa, o grupo levou a membros da sociedade civil organizada, uma proposta de minuta que foi finalizada, coletivamente.

O movimento tem como objetivo também a construção do museu do beiradão, que deve ser encaminhado em breve, em setembro.

A cara do Amazonas

Na oficina de ontem foi ressaltado que o beiradão extrapola os domínios da música, constituindo-se como uma prática cultural abrangente típica dos interiores do Amazonas, que envolve processos de trocas do saber-fazer da culinária, artesanato, instrumentos, e, claro, música e dança.

Foi destacado ainda que a música do beiradão é típica do Amazonas, como um sotaque musical cujas técnicas foram criadas em condições específicas.

Tal como a audiência do rádio, que domina como aparelho de comunicação nos interiores mais distantes, e que levou influências caribeñas para essa musicalidade amazonense.

O músico Hadail Mesquita, músico e um dos coordenadores do projeto, disse ao BNC Amazonas que “a música do beiradão é um ritmo ribeirinho, do interior, da periferia, é a música do trabalhador. O Festival do Beiradão vem valorizar e difundir isso dentro da capital, para que mais amazonenses compreendam que o Beiradão é mais que um ritmo, é mais profundo”.

Veja a programação do festival:

Foto: Ana Cláudia Chaves/divulgação