DPE-AM investiga cobrança de IPTU no Brasileirinho, em Manaus

Defensor público destaca que, apesar da expansão urbana, a cobrança exorbitante de IPTU prejudica todos os moradores da área

DPE-AM investiga cobrança de IPTU no Brasileirinho, em Manaus

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 23/01/2025 às 09:24 | Atualizado em: 23/01/2025 às 09:25

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vai investigar denúncias de cobrança indevida de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) no ramal do Brasileirinho, na zona rural de Manaus.

Segundo, a DPE, uma moradora do ramal relatou que estava sendo cobrada em mais de R$ 4 mil. A mulher contou que procurou todos os órgãos municipais responsáveis previamente.

Conforme ela, contudo, não obteve sucesso para saber de que se tratava a cobrança, tendo em vista que em áreas rurais não há previsão de cobrança do tributo. Como informa o Segundo a Segundo.

Nesse sentido, o defensor público Carlos Almeida Filho destaca que, apesar da expansão urbana, a cobrança exorbitante de IPTU prejudica todos os moradores da área, que consiste principalmente em sitiantes.

“A DPEIC vem acompanhando essa situação do aumento do tributo através do IPTU e todas as possíveis distorções sobre o objeto de nossa análise, como essa, por exemplo, no Ramal do Brasileirinho”, disse.

“A mudança de uma zona rural para uma zona urbana faz com que a cobrança de IPTU por toda a área acabe tendo efeito com o fisco. Nesse caso, está impedindo com que moradias e pequenos produtores rurais estejam na localidade. A realização da audiência pública e a coleta de informações é essencial para a atuação em defesa dos pequenos produtores”,

acrescentou.

Dessa maneira, será realizada uma audiência pública no dia 4 de fevereiro, às 9h, na sede da Defensoria Pública Especializada em Interesses Coletivos, localizada na rua 24 de Maio, n° 321, no Centro de Manaus. 

De acordo com a publicação, até o fechamento deste material, a Prefeitura de Manaus não havia se manifestado sobre o assunto.

Leia mais no Segundo a Segundo.

Leia mais

Ação da DPE quer suspensão da cobrança do IPTU em Manaus

Foto: Márcio Silva/DPE-AM