Documentário mostra luta dos Kumuã pela perpetuação de modos  

Publicado em: 30/08/2019 às 14:33 | Atualizado em: 30/08/2019 às 14:33

A agência de jornalismo independente Amazônia Real lança, neste sábado, dia 31, o curta-metragem “Kumuã: os especialistas de cura do Alto Rio Negro”, na Casa das Artes, no Largo São Sebastião.

Partindo da sede do Município de São Gabriel da Cachoeira (a 850 quilômetros de Manaus), o filme encontra pelo caminho grandes especialistas das terapias indígenas, que lutam pela perpetuação das suas formas de “fazer mundos e pessoas”.

O documentário narra o retorno de Yupuri João Paulo Barreto à sua comunidade tradicional Tukano, no rio Tiquié, de onde ele ficou afastado por 15 anos para estudar na capital amazonense.

Quando criança, Barreto conviveu com os Kumuã (pajés), que praticam o bahsese, a  terapia ancestral que cura doenças, e que foi a base dos seus estudos de antropologia para a criação do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi´i, em Manaus.

 

Lançamento

Durante o lançamento do curta-metragem, que faz parte do projeto “Olhando por Dentro da Floresta Amazônica”, acontecerá um bate-papo com as participações de João Paulo Barreto, do Kumu Ovídio Barreto Tukano, de Alberto César Araújo e de César Nogueira.

A Casa das Artes fica na rua José Clemente, no. 564, Centro de Manaus. A entrada é gratuita.

A programação de lançamento de “Kumuã” tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas (SEC).

Também marca o encerramento do projeto Cine Real, composto por uma exposição de fotografias e exibição de documentários da Amazônia Real, e que ficou em cartaz por quatro meses na Casa das Artes.

Leia mais

Rei da Noruega passa dias com ianomâmis e surpreende militares

 

 

Foto: Alberto César Araújo/Amazônia Real