Dnit finaliza dragagem no rio Madeira e garante navegabilidade

O Dnit avança na dragagem do rio Madeira, assegurando a navegação em trechos críticos.

Diamantino Junior

Publicado em: 09/11/2024 às 17:47 | Atualizado em: 09/11/2024 às 17:52

O Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) anunciou, nesta sexta-feira (8), o avanço das operações de dragagem no rio Madeira, atingindo a fase final no trecho entre Humaitá, no Amazonas, e Porto Velho, em Rondônia.

De acordo com o órgão, aproximadamente um milhão de metros cúbicos de sedimentos foram removidos de áreas críticas do rio, como as comunidades de Miriti, Costa São Paulo, Salomão e Curicacas.

Atualmente, os trabalhos estão concentrados no canal do Bom Jardim, próximo à capital rondoniense, com o objetivo de garantir a navegabilidade e melhorar as condições logísticas da região.

As operações começaram em agosto, no início do período de vazante, e têm como foco restabelecer a segurança do tráfego fluvial, fundamental para o escoamento de produtos e o crescimento econômico da Região Norte, especialmente diante da seca histórica que afeta o rio Madeira.

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Além disso, o DNIT informou que o navio-draga Hopper Lindway está em operação na foz do rio Madeira, próximo a Itacoatiara, no Amazonas.

A embarcação remove sedimentos do rio e os descarta em áreas mais profundas, que chegam a até 70 metros de profundidade.

A previsão é que o navio-draga continue os trabalhos por mais 35 dias, cobrindo um trecho de 200 quilômetros entre a foz do Madeira e a comunidade da Costa do Tabocal.

Essas ações são cruciais para manter a trafegabilidade dos canais, garantindo o transporte seguro entre Porto Velho e Manicoré, e fortalecendo a economia local ao melhorar as condições para o transporte fluvial de cargas.

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