Dez cidades do Norte entram em programa climático nacional
Manaus, Parintins e mais oito cidades nortistas estão na primeira fase do programa climático do governo federal.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 02/04/2025 às 16:59 | Atualizado em: 02/04/2025 às 19:53
O governo federal selecionou 50 cidades para integrar a fase inicial do Cidades Modelo Verdes Resilientes, programa que busca reduzir emissões de carbono e preparar municípios para os impactos climáticos. O anúncio foi feito durante o 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes, realizado em Brasília nos dias 27 e 28 de março.
Entre as cidades contempladas, dez são do Norte:
- – Amazonas: Manaus e Parintins;
- – Acre: Rio Branco e Tarauacá;
- – Pará: Abaetetuba, Altamira e Cametá;
- – Roraima: Boa Vista e Caracaraí;
- – Rondônia: Ji-Paraná.
Cada município receberá suporte técnico para desenvolver dois projetos estratégicos: um voltado à mitigação, para reduzir emissões de gases do efeito estufa, e outro de adaptação, para fortalecer a infraestrutura urbana contra eventos climáticos extremos.
O programa abrange cidades de todas as regiões, como Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Sorocaba (SP).
Também inclui Porto Alegre (RS) e Caxias do Sul (RS), além de cidades do Norte, promovendo sustentabilidade e resiliência urbana em todo o país.
A iniciativa faz parte dos esforços do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com organizações internacionais e financiamento do Fundo Clima e Pró-Cidades, visando cidades mais sustentáveis e resilientes.
Leia na íntegra em Agência Gov.
Leia mais
Desmatamento no Amazonas cai 7,57% em março, afirma Ipaam
Foto: Pedro Coelho/divulgação.