Desvios na saúde: PF faz busca e apreensão em Tabatinga contra servidores
Um dos alvos teria usado verba pública para assistir jogo de futebol em Manaus.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 07/11/2024 às 17:22 | Atualizado em: 07/11/2024 às 17:22
A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira (7), no município de Tabatinga, a operação Fake Trip, que investiga apura associação criminosa que usaria verba municipal de saúde de maneira irregular, incluindo, para fins pessoais.
O nome da operação, Fake Trip, faz referência a essa “viagem a trabalho falsa”.
Um dos alvos teria usado verba pública para assistir jogo de futebol em Manaus.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas casas dos servidores públicos suspeitos de fazer parte da organização criminosa.
“As investigações partiram de uma prisão em flagrante, no Aeroporto Internacional de Tabatinga, em fevereiro deste ano. O suspeito disse estar viajando a Manaus para tratamento de saúde, mas acabou admitindo à equipe de policiais que a ida à capital amazonense era, na verdade, para assistir a um jogo de futebol, com passagens de ida e volta custeadas com recursos públicos da pasta da saúde municipal”, diz nota da PF.
A partir de então, a Polícia Federal traçou linha investigativa que apontou uma amplitude maior de evolvidos no desvio e emprego irregular de rendas públicas.
São apurados crimes de peculato, emprego irregular de verbas ou rendas públicas, associação criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa, cujas penas somadas podem chegar a 38 anos de prisão
Leia mais
Operação da Polícia Federal mira desvio de R$ 500 milhões na saúde
Secretária de Saúde é alvo de mandado de prisão pela Polícia Federal
Foto: Polícia Federal/arquivo