Deputado destaca pacto pelo desenvolvimento do alto Solimões

“Unimos forças para transformar o alto Solimões em referência de desenvolvimento com inclusão, alcançando as pessoas de baixa renda”

Deputado destaca pacto pelo desenvolvimento do alto Solimões

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 14/08/2025 às 10:05 | Atualizado em: 14/08/2025 às 14:51

Presente ao 3º Encontro dos Municípios do Alto Solimões (G-9) e no 7º Fórum dos Dirigentes Municipais da Educação do Alto Solimões (FordimAS), realizados no município de Atalaia do Norte, no alto rio Solimões, o deputado estadual George Lins (União Brasil) definiu os eventos como “um espaço estratégico para a construção de políticas públicas na região”.

Ao lado do deputado federal Átila Lins (PSD) e do ex-deputado Belarmino Lins, o parlamentar reforçou o compromisso com a agenda de desenvolvimento integrado, elogiando o tema “Pacto Colaborativo pelo Alto Solimões Sustentável”.

Na ocasião, o líder do União Brasil na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) enfatizou a necessidade de investimentos em infraestrutura, educação e saúde para os nove municípios participantes. “Unimos forças para transformar o alto Solimões em referência de desenvolvimento com inclusão, alcançando as pessoas de baixa renda”.

Lins destacou projetos estaduais voltados à melhoria do saneamento básico e à expansão do acesso à educação técnica, em parceria com o Ifam (Instituto Federal) e a UEA (Universidade do Estado).

Já Átila Lins cobrou recursos para obras de conectividade, como estradas e telecomunicações, e apoio à agricultura familiar.

Participaram delegações de Amaturá, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Tonantins e Atalaia do Norte.

Agenda integrada

Os eventos seguem até este dia 15, promovendo debates em sete eixos temáticos: educação, saúde, esporte, cultura e turismo, segurança pública, meio ambiente e saneamento básico, além do setor primário.

Carta do alto Solimões

As discussões resultarão na Carta do Alto Solimões e na Carta de Atalaia do Norte, documentos que serão enviados ao Governo do Amazonas e ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O encerramento, na sexta-feira (15), terá conferência sobre ICMS, leitura e aprovação das cartas e escolha da cidade que sediará o encontro em 2026.

Foto: Ericky Santos/divulgação