Deputada anuncia projeto pela saúde mental de policiais no Amazonas
Mayra Dias propõe lei que garante assistência psicológica gratuita e contínua a policiais no Amazonas para combater o alto índice de suicídios na categoria.

Diamantino Junior, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 23/04/2025 às 14:43 | Atualizado em: 23/04/2025 às 14:49
Conforme a deputada estadual Mayra Dias (Avante), o Amazonas sofre aumento de suicídios entre policiais militares e civis.
Mayra disse que o Ministério da Justiça mostra que o Amazonas lidera o ranking de maiores percentuais de suicídios entre profissionais da área, com um aumento de 300% de ocorrências em 2023.
Um dos casos mais atuais aconteceu no dia 22 de abril, em Manaus.
Segundo a deputada, o policial militar Rodrigo Almeida foi encontrado morto dentro do Comando de Policiamento da PM na zona leste da capital.
Diante desse cenário, que classificou como preocupante, a deputada apresentou na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) projeto de lei (323/2025) que torna obrigatória a assistência psicológica gratuita para servidores da segurança pública.
De acordo com o projeto, os agentes policiais terão atendimento psicológico contínuo, individual e em grupo, incluindo ainda bombeiros, agentes penitenciários e outros servidores.
“A falta de suporte psicológico pode levar a estresse crônico, depressão e até suicídio. Precisamos agir para evitar a perda desses profissionais”.
A proposta garante sigilo profissional e campanhas de conscientização sobre saúde mental.
“Esses profissionais lidam diariamente com situações traumáticas. Cuidar da mente deles é essencial para o bem-estar e a eficiência no trabalho”, afirmou Mayra.
Ela acrescentou que a lei também visa melhorar o ambiente de trabalho e a imagem das instituições de segurança.
“Com atendimento especializado, espera-se reduzir os casos de transtornos mentais e evitar novas tragédias”.
Foto: Aguilar Abecassis/divulgação