Defesa civil nacional atua no porto que desabou em Manacapuru

Grupo de Apoio a Desastres foi enviado para ajudar na assistência a vítimas do desastre no rio Solimões

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 07/10/2024 às 22:40 | Atualizado em: 08/10/2024 às 08:48

Uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), da Defesa Civil Nacional, foi mobilizada para ajudar a população de Manacapuru, região metropolitana de Manaus, no Amazonas.  

Na tarde desta segunda-feira (7), um deslizamento de terra abriu uma cratera na orla da cidade e atingiu parte do porto do bairro Terra Preta, às margens do rio Solimões.

A equipe do Gade estava em Manaus desde a semana passada para apoiar a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) no gerenciamento dos desastres ocorridos em função da estiagem e dos incêndios florestais no estado.

“Essa equipe estava em campo e foi mobilizada para o local do deslizamento. São profissionais das defesas civis do Rio Grande do Norte e do Distrito Federal que vão poder dar esse apoio inicial”, disse a coordenadora de operações do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional, Angélica Rupniewski.

Leia mais

Governo manda força-tarefa de resgate de vítimas de tragédia em Manacapuru

Nível laranja

O Cenad mantém comunicação permanente com as defesas civis do estado e do município e elevou o nível operacional do centro para laranja (alerta).

Equipes de salvamento estão no local para o resgate das vítimas. O Corpo de Bombeiros também iniciou um trabalho de mapeamento da área com reforço de mergulhadores e especialistas em estruturas colapsadas.

Até a publicação desta matéria, uma criança estava desaparecida. Sete pessoas estão feridas, informou a Defesa Civil.

*Com informações da Defesa Civil.

Foto: divulgação