Defensoria recomenda que bancos instalem tendas na área externa

Essa medida é para acomodação dos clientes que aguardam por atendimento. Dessa forma, além de evitar exposição ao coronavírus, as pessoas não ficarão expostas ao tempo

Defensoria recomenda que bancos instalem tendas na área externa

Publicado em: 14/04/2020 às 11:29 | Atualizado em: 14/04/2020 às 11:29

A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) recomendou a todos os bancos do Amazonas que disponibilizem tendas na área externa das agências.

Essa medida é para acomodação dos clientes que aguardam por atendimento. Dessa forma, além de evitar exposição ao coronavírus (covid-19), as pessoas não ficarão expostas ao tempo fora das agências.

Conforme a recomendação, é pedido também que os caixas eletrônicos sejam desinfectados, no mínimo, três vezes ao dia, durante o expediente bancário.

 

Leia mais

Brasil fará testes clínicos com medicamentos para coronavírus

 

Conforme ofício enviado aos bancos pela DPE-AM, as tendas devem observar as orientações de distância mínima necessária para evitar a transmissão do novo coronavírus e servem para reduzir a longa exposição dos consumidores às condições climáticas da região.

Nas tendas, também devem estar à disposição para clientes os materiais de higiene pessoal necessários à prevenção da Covid-19, como álcool em gel e toalhas de papel.

Conforme o defensor geral do Amazonas, Ricardo Paiva, a falta de resposta dos bancos ou o não acatamento da recomendação podem motivar a adoção de outras medidas que se façam necessárias para cessar a situação de risco à saúde pública nas agências bancárias.

“Apesar das recomendações de segurança e das orientações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que pedem alguns cuidados para reduzir a proliferação do coronavírus, estamos vendo frequentemente longas filas sendo formadas nas agências bancárias do nosso estado. Isso nos preocupa, porque toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar”, justifica o defensor.

Segundo o Governo do Estado, até o último domingo (12), o Amazonas registrou 1.206 casos confirmados de Covid-19, com 62 óbitos.

 

Foto: Divulgação/Secom