Corrida do Sesi: preso atropelador de 5 corredores em Manaus
Alef Jardel Oliveira Valente foi apresentado ao delegado do 19º DIP e levado a audiência de custódia.

Ednilson Maciel, da redação do BNC Amazonas
Publicado em: 01/05/2025 às 10:00 | Atualizado em: 01/05/2025 às 10:00
Embriagado, Alef Jardel Oliveira Valente, de 30 anos, foi apresentado pela Polícia Militar ao delegado do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) como o motorista que atropelou gravemente pelo menos cinco participantes da Corrida Nacional do Sesi, realizada em Manaus no início da manhã deste dia 1º de maio.
O teste de alcoolemia, o bafômetro, feito pela Polícia Civil, apontou um índice de 0,64 mg/L de álcool no sangue — quase o dobro do limite permitido por lei, que é de 0,33 mg/L.

Conforme o delegado titular do 19º DIP, Ivo Martins, o motorista ultrapassou os cones de sinalização e adentrou a área reservada aos corredores, provocando o acidente.

Essas informações foram confirmadas ao delegado pelos organizadores do evento, pela Polícia Militar e por alguns participantes da corrida.
“É lamentável que, em um evento tão bem organizado, voltado ao lazer e à prática esportiva, sejamos surpreendidos por uma conduta tão irresponsável. Estive no local pela manhã e tudo estava devidamente sinalizado e autorizado pelos órgãos competentes”,
afirmou o delegado.
Alef dirigia o veículo Corsa, de placa NOX 5240.
Pelo estado em que ficou o veículo, com o para-brisa totalmente destruído, policiais especularam que o condutor pudesse estar dirigindo em alta velocidade.

“As pessoas se preparam, acordam cedo para cuidar da sua saúde, infelizmente tem aqueles que esticam à noite e acabam prejudicando muitas pessoas. Você sai de casa para correr, para ter uma prática de vida saudável, infelizmente aconteceu esse acidente que a gente lamenta muito”, disse o prefeito de Manaus, David Almeida, que presenciou a ocorrência porque participava da corrida.
Leia mais
Veículo atropela corredores de rua em Manaus e deixa dois em estado grave
Risco de morte
Um dos corredores encontrava-se em estado mais grave e passando por cirurgia no hospital e pronto-socorro João Lúcio, por volta de 8h30.
De acordo com a delegacia da Polícia Civil, Alef foi autuado em flagrante por lesão corporal e embriaguez ao volante.
Martins disse que a prisão é considerada inafiançável na delegacia, mas que caberá ao juiz na audiência de custódia decidir pela conversão da prisão em preventiva ou pela concessão de liberdade provisória.
O que se sabe até aqui
- Alef Valente estava alcoolizado, conforme o teste de alcoolemia que apontou um nível bem acima do permitido.
- Ele invadiu a área demarcada com cones, destinada aos corredores, e causou ferimentos em cinco pessoas.
- Um dos feridos está em estado grave, e há preocupação com sua sobrevivência.
- O evento do Sesi estava organizado e autorizado.
- O suspeito deverá responder pelos crimes de lesão corporal culposa no trânsito e embriaguez ao volante.
- A prisão é inafiançável para a polícia, e será analisada pela audiência de custódia.
Fotos: reprodução/TV