COP-30: Lula articula maior presença de países da Amazônia

Cúpula em Bogotá busca alinhar compromissos amazônicos e apoiar fundo global de preservação

Projeto de Lula para isenção de IR até R$ 5 mil vai passar com urgência na Câmara

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 22/08/2025 às 10:00 | Atualizado em: 22/08/2025 às 10:00

Nesta sexta-feira (22 de agosto), o presidente Lula da Silva (PT) chegou a Bogotá, Colômbia, para participar da 5ª Cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que tem como objetivo central reforçar o engajamento dos países amazônicos na COP30, marcada para novembro, no Pará.

O encontro é visto como oportunidade crucial para atualizar os compromissos de proteção da maior floresta tropical do planeta.

Entre as prioridades do governo brasileiro está a aprovação de uma declaração conjunta em apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, em inglês). Estimado em US$ 125 bilhões, o mecanismo vai financiar ações de preservação em cerca de 70 países. O lançamento oficial está previsto para a COP30.

Além do TFFF, a cúpula deverá aprovar a Carta de Bogotá, documento que reforça metas conjuntas de combate ao desmatamento e de promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A programação começou com um encontro entre representantes da OTCA, organizações da sociedade civil e comunidades indígenas, metodologia já aplicada na cúpula anterior, realizada em Belém há dois anos.

Lula e o presidente colombiano Gustavo Petro são os únicos chefes de Estado presentes, enquanto os demais países foram representados por seus chanceleres.

Com informações de Agência Brasil.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil