COP-30: Governo contrata navios transatlânticos para hospedagem em Belém
Delegações de países convidados para o evento ficarão nos navios de cruzeiro entre os dias 5 e 22 de novembro

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 07/04/2025 às 06:51 | Atualizado em: 07/04/2025 às 06:57
Para hospedar delegações durante a conferência do clima da ONU, a COP-30, em Belém, o governo federal irá contratar dois navios de cruzeiros.
Conforme informação da Folha de S.Paulo, um é o navio Costa Diadema (com capacidade para receber mais de 4.500 hóspedes). Outro é o MSC Seaview (para mais de 5.000 passageiros), segundo fontes a par das negociações.
Segundo a publicação, o processo de contratação está em andamento, mas o martelo já foi batido e fotos dos dois transatlânticos foram mostradas a representantes de outros países.
Dessa forma, o secretário extraordinário para a COP-30, Valter Correia, explicou que os navios ficarão disponíveis de 5 a 22 de novembro. Ou seja, desde a véspera da cúpula de líderes e um dia após a finalização da conferência.
“Quero tranquilizar a todos e todas que teremos uma infraestrutura adequada para a COP. É o maior evento hoje da ONU no mundo. Estamos construindo uma infraestrutura para dar condições a todos estarem nessas negociações e fazermos uma das melhores COP da história das COP”, disse Correia no evento.
Além disso, o secretário extraordinário para a COP-30 pediu ainda que os países enviem ao Brasil quem de fato participará das negociações.
“Temos que fazer uma sensibilização para as delegações fazerem um esforço de diminuir a participação overflow [excedente] e trazer uma delegação de negociadores”, afirmou.
Portanto, o terminal hidroviário de Belém terá sua área duplicada, segundo o governo federal, para funcionar como receptivo para os hóspedes dos navios. Eles ficarão atrcados no porto de Outeiro.
Leia mais em Folha de S.Paulo.
Leia mais
COP-30: navios vão virar hotéis para cobrir déficit de Belém
Foto: divulgação/Costa Diadema