Fique de olho! Conta de luz é para ter redução em novembro

A medida reflete a melhora das condições de geração de energia no Brasil.

Conta de luz pode aumentar com novo gestor da Amazonas Energia

Diamantino Junior

Publicado em: 01/11/2024 às 14:12 | Atualizado em: 01/11/2024 às 16:01

A partir desta sexta-feira (1º/11), a conta de luz ficará mais barata devido à ativação da bandeira tarifária amarela, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A redução é resultado da melhora nas condições de geração de energia elétrica no país, graças ao aumento das chuvas e aos níveis mais altos dos reservatórios das hidrelétricas.

Em outubro, os consumidores pagavam a tarifa mais alta sob a bandeira vermelha patamar 2, que refletia a escassez de água nos reservatórios. Agora, com a bandeira amarela, a cobrança será reduzida de R$ 7,877 para R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Como funcionam as bandeiras tarifárias?

As bandeiras tarifárias indicam as condições de geração de energia no país, impactando diretamente o custo na conta de luz.

A bandeira verde reflete condições favoráveis, sem custos adicionais.

A bandeira amarela sinaliza uma situação menos favorável, com um aumento moderado na tarifa.

Já as bandeiras vermelhas, em seus dois patamares, são acionadas em momentos críticos, quando a geração de energia se torna mais cara.

Leia mais

Autoridade do sistema prepara plano de contingência da energia elétrica

A nova tarifa beneficia todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e reflete a melhora no cenário energético com o início da estação das chuvas.

Leia mais no Metrópoles

Foto: divulgação