Consulta ao povo mura sobre exploração de potássio está parada
A pré-consulta foi definida em acordo depois que MPF denunciou empresa mineradora por não ouvir indÃgenas

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 24/05/2022 Ã s 12:52 | Atualizado em: 24/05/2022 Ã s 15:50
O trabalho de pré-consulta a comunidades indÃgenas do Amazonas como parte do processo de extração de potássio está paralisado. A atividade que é feita por meio do Conselho IndÃgena Mura só conseguiu ouvir os habitantes dos municÃpios do distrito de Urucurituba, em Autazes, em abril.
Agora, não há uma data prevista para o retorno das atividades, divididas em quatro etapas, segundo a entidade. Talvez em setembro, estima o coordenador do conselho, José Cláudio Mura. Ele contou que o cronograma anterior marcava para 30 de junho.
O motivo, conforme Mura, é que a entidade tem de prestar contas de tudo que gasta para mobilizar as reuniões indÃgenas. E isso, diz ele, atrasa o calendário das pré-consultas.
Os muras são 33 das 44 aldeias da região. A etapa de pré=consulta envolve audiência com mais de 12 mil indÃgenas só em Autazes e Careiro da Várzea.
Leia mais
IndÃgenas devem decidir sobre extração de potássio em Autazes
Tudo só no começo
Depois dessa fase inicial, de quatro fases, é que vem a consulta aos Ãndios propriamente dita. E aà praticamente todo o processo se repetirá, quando os habitantes originários das terras com potássio vão dizer se aceitam a proposta da empresa mineradora para iniciar a exploração.
Saiba mais na matéria de Waldick Júnior, no portal de A CrÃtica.