Comissão do Senado, após visitar AM, pede saída urgente do chefe da Funai
Na tarde de hoje (6), a comissão de deputados da Câmara também vai reforçar o pedido de demissão de Xavier

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 06/07/2022 às 14:13 | Atualizado em: 06/07/2022 às 14:13
A comissão do Senado aprovou hoje (6) um requerimento que pede o afastamento imediato do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), o delegado Marcelo Xavier.
Isso ocorre após os parlamentares fazerem uma visita ao Amazonas para investigar as mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips.
Lá eles também investigaram aumento da criminalidade na Amazônia; Como informa O Globo
Além disso, os senadores também requereram informações oficiais referentes às investigações ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal.
Com isso, enviaram requerimento ao Ministério das Relações Exteriores para que os governos do Peru e da Colômbia sejam acionados diplomaticamente.
E, portanto, para que haja reforço de segurança nas regiões que fazem fronteira com o Vale do Javari.
Isso está previsto para 13 de julho, uma nova audiência da comissão deverá ouvir indígenas da região e os familiares de Bruno e Dom.
Nesta quarta-feira, o senador Fabiano Contarato pediu que haja declinação de competência da Justiça estadual para que só a Justiça Federal investigue o caso. A proposta foi incluída no relatório parcial da comissão.
Os senador também pediu o compartilhamento das investigações do assassinato de Maxciel Pereira dos Santos, colaborador da Funai.
´Que ele foi morto a tiros em Tabatinga, em 2019, com os policias que cuidam das investigações sobre as mortes de Bruno e Dom.
“Os crimes não podem ser analisados de forma isolada. Há conexão entre eles”, disse o senador Contarato.
Leia mais
Indígenas do Vale do Javari pedem saída do presidente da Funai
Deputados
Ainda conforme a publicação, também nesta quarta, durante a tarde, a comissão externa da Câmara dos Deputados que investiga as mortes de Bruno e Dom fará uma reunião ordinária.
Assim, no encontro eles irão apreciar novos requerimentos, entre os quais o que também pede o afastamento cautelar do delegado Marcelo Xavier da Presidência da Funai.
Sobretudo, a comissão tem a presidência do deputado José Ricardo, do PT do Amazonas.
Dessa maneira, a comissão apresenta também um relatório preliminar da diligência realizada na semana passada em Tabatinga e Atalaia do Norte.
Leia mais em O Globo.
Foto: Reprodução/vídeo/câmaraleg