Cinco municÃpios do AM são mais faltosos com boletim do vÃrus em julho
Conforme levantamento feito pelo BNC Amazonas, a falta de atualização de dados de municÃpios do interior tem sido com maior frequência desde o inÃcio de julho

Gabriel Ferreira, Da Redação
Publicado em: 21/07/2020 Ã s 17:13 | Atualizado em: 21/07/2020 Ã s 17:25
Desde o dia 1º de julho vários municÃpios do Amazonas vem apresentando maior inconstância na atualização do boletim diário do coronavÃrus.
Dessa forma, os dados diários acabam defasados, pois mesmo com o congelamento no painel de monitoramento da Fundação de Vigilância em Saúde(FVS-AM), não há como acompanhar precisamente a evolução do vÃrus no interior do estado.
A partir disso, o BNC Amazonas realizou levantamento dos cinco municÃpios mais faltosos com os números da covid-19, no mês de julho. A princÃpio, essa análise foi baseada no boletim epidemiológico da FVS-AM.
Em primeiro lugar, ApuÃ, acumula 13 dias com intervalos diários sem atualização das informações de contaminação pelo vÃrus. Ali, existem apenas 98 contaminados, e nenhuma ocorrência de óbito pela doença. Localizada a 452,57 quilômetros em linha reta de Manaus, a cidade da calha do Rio Madeira tem o segundo menor Ãndice no quadro geral do coronavÃrus.
Também com 13 dias somados na falta de atualização, Pauini, até o momento dos 752 casos notificados do vÃrus, 100% acusou positivo para contaminação. Quatro óbitos foram registrados no municÃpio situado a 924.19 quilômetros em linha reta de Manaus.
Com 11 dias sem atualização frequente, Juruá, é o terceiro mais faltoso em julho. A partir disso, existem 345 pessoas diagnosticadas com o vÃrus. Por outro lado, 5 já morreram da doença.
Ocupando a 4ª posição da pesquisa, com 10 dias, Itamarati, registra 460 casos confirmados. Além disso, a cidade teve 4 mortes por covid-19. Conforme observação do levantamento, o municÃpio deixou de apresentar os dados da pandemia de 14 a 19 de julho. Portanto, foi o de maior tempo diário consecutivo sem atualização.
Por último, com 10 dias de falha no repasse de informações do coronavÃrus, JutaÃ, tem 302 casos acumulados. No entanto registra 16 óbitos do coronavÃrus. Com esse número, a cidade tem alto indice de mortalidade com 111,76 mortes, por 100 mil habitantes.
ParaleloÂ
Nos últimos sete dias, o Brasil registrou média de 1.047 óbitos pela covid-19. Esse número em paralelo, equivale a 88,7% do total de mortes da doença no interior do Amazonas. Os 61 municÃpios do estado somam 1.189 vÃtimas fatais do vÃrus.
Foto: Divulgação/MP-AM
Leia mais
Amazonas tem 11,5 mil infectados pelo coronavÃrus em tratamento