‘Cidade Universitária com 2 mil apartamentos vai sair’
Afirmação é do pai do projeto, que disse ter deixado dinheiro em caixa para a obra.

Adrissia Pinheiro, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 28/04/2025 às 15:57 | Atualizado em: 28/04/2025 às 15:57
Durante entrevista ao programa “Manhã de Notícias” nesta segunda-feira (28), o senador Omar Aziz (PSD) afirmou que a Cidade Universitária, planejada para Manaus, será retomada.
Segundo ele, o projeto contava com todo o recurso necessário ainda durante seu governo.
“A cidade universitária, para você ter uma ideia, todo o dinheiro estava dentro para fazer. Não fizeram porque não quiseram”, declarou.
Aziz afirmou que a estrutura previa dois mil apartamentos para estudantes do interior, com recursos assegurados para execução.
“Isso é uma maldade que fizeram com os homens e mulheres do interior. Esses jovens eram para vir para cá [Manaus], iam ter dois mil apartamentos. Projeto pronto, com dinheiro em caixa para fazer”.
O senador lamentou que outras iniciativas também não tenham sido concluídas.
“Até hoje estão inaugurando escolas de tempo integral que eu deixei com dinheiro em caixa para fazer”.
Além disso, o senador destacou que, ao deixar o governo, havia recursos expressivos disponíveis para a execução dessas obras.
“Quando eu saí do governo tinha mais de 2 bilhões naquela época em caixa para fazer as obras. Eu não fiz projeto para os outros pagarem, não. Eu fiz o projeto, licitei e deixei o dinheiro em caixa. A cidade universitária terá que ser retomada, esse é o futuro”.
Leia mais
Pré-candidato a governador, Aziz fala em dobrar tropa da PM
Tecnologia e educação
Omar Aziz destacou ainda a necessidade de fomentar a inovação e apoiar a formação acadêmica no Amazonas.
Ele defendeu a retomada da atuação da Secretaria de Ciência e Tecnologia, para formar mestres e doutores, e valorizou a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para fomentar estes objetivos.
“Hoje precisávamos criar startups para jovens. Um jovem, dentro de casa, com um computador, consegue fazer programas e ganhar dinheiro”, exemplificou.
Para ele, é preciso focar em educação tecnológica para garantir prosperidade às novas gerações.
Política no interior
Questionado sobre a movimentação política, Aziz recuou que estivesse iniciando oficialmente uma campanha eleitoral.
Mas admitiu que a aproximação com lideranças municipais faz parte de uma atuação contínua, agora intensificada pela parceria com o senador Eduardo Braga (MDB).
“Eu, juntamente com o Eduardo, vamos para todos os municípios do interior. Essa parceria a gente denominou agora, um programa chamado ‘Amazonas Forte de Novo’, porque pode gostar ou não de mim ou do Eduardo, mas nós fizemos”, afirmou.
Leia mais
Almeida e Aziz inauguram obra e reforçam laços para 2026
Saúde pública e legado
O senador também falou sobre investimentos na saúde durante seu governo. Citou a construção de hospitais, a inauguração da maternidade Dona Lindu e a ampliação da rede de mamógrafos no interior.
“Eu fiz 30 mil casas em 4 anos. Fiz 11 hospitais nesse estado, inclusive o Delphina Aziz, em 4 anos”.
Além disso, lembrou da implantação da vacina contra o HPV no Amazonas, implantada durante seu governo, como uma saída para salvar vidas no combate ao câncer de colo de útero.
Para ele, a aposta na ciência e na saúde pública é essencial para o futuro do estado.
“Nós temos que acreditar na ciência, evoluir e trazer o Amazonas de uma retomada muito forte”.
Foto: BNC Amazonas