Chegada do 5G à indústria em discussão hoje no Webnar da FPF Tech

Com o 5G, o Polo Digital de Manaus (PIM) terá a oportunidade de acelerar ainda mais o processo de inovação tecnológica

Ednilson Maciel

Publicado em: 26/11/2021 às 09:48 | Atualizado em: 26/11/2021 às 09:52


A chegada do 5G à indústria vai ser tema em discussão no Webnar da Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech). O evento acontecerá em parceria com o portal Brasil Amazônia, nesta sexta-feira (26), às 15h (horário de Manaus).

Trata-se do “Webinar 5G: Perspectivas e Ganhos para a Indústria”, que visa debater sobre a chegada dessa tecnologia e os seus benefícios para a indústria local.

Com o 5G, o Polo Digital de Manaus (PIM) terá a oportunidade de acelerar ainda mais o processo de inovação tecnológica. Além de fomento da Indústria 4.0 na região Norte.

Nesse sentido, o 5G promete entregar muito mais do que uma internet de ultravelocidade.

Por exemplo, pois a tecnologia pode ser até 100 vezes mais rápida do que as conexões. Isso sem contar que ainda possui baixa latência de processamento digital, que é um tempo mínimo de resposta para se realizar ações.

Entretanto, além de downloads mais rápidos, maior abrangência e melhoria nas conexões de internet em diversos aparelhos.

Dessa maneira, o 5G ainda trará mudanças significativas atreladas à tecnologia e inovação de diversos mercados, principalmente em relação à indústria.

Leia mais

Leilão do 5G para região amazônica arrecadou R$ 183 milhões

Revolução Industrial

Respostas mais rápidas associadas à baixa latência empurram definitivamente o programa da Zona Franca de Manaus (ZFM) para a Quarta Revolução Industrial.

Isso significa maior competitividade e expansão das tecnologias de informação e comunicação para diversas áreas, incluindo a Agroindústria e, principalmente, a Bioeconomia.

Alfredo Lopes, filósofo e escritor do portal Brasil Amazônia Agora, será responsável pela mediação do evento.

Ele diz que debater sobre a chegada do 5G é fundamental para desenvolver o ecossistema de inovação e tecnologia na região Norte. Bem como trazer a indústria e outros atores do ramo para discutir as mudanças e novas perspectivas.

“Apoiar a indústria 4.0, agora com mais velocidade e latência do 5G, trará mudanças significativas. Por isso, é muito importante debatermos sobre o futuro, englobando o desenvolvimento científico e de inovação tecnológica no PIM, e os avanços que o 5G pode trazer para a ZFM˜, ressalta Lopes.

Acrescenta que, nesse contexto, com recursos de P&D, a FPF Tech é pioneira na qualificação dos jovens na Tecnologia da Informação e da Comunicação, premissas do empreendedorismo digital e inovador, portanto, a fundação torna-se uma parceria essencial para a realização desse webinar.

“Justamente porque é preciso envolver a indústria nessa jornada de utilização de novas ferramentas para a consolidação da indústria 4.0. CIEAM, FIEAM, Abraciclo e ELETROS também estarão conosco. Inscreva-se!”, conclui.

Leia mais

Internet 5G vai desativar as antenas parabólicas de todo o país

Vídeoconferência

O Webinar será realizado através de uma videoconferência via Microsoft Teams e contará com a participação de convidados especialistas e gabaritados nesse assunto

Ou seja, sendo eles: Augusto Rocha — Diretor Adjunto da FIEAM; Roberto Garcia — Diretor de Projetos e Desenvolvimento de Negócios da FPF Tech; e Sandro Breval — Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

De acordo com Roberto Garcia, Diretor de Projetos e Desenvolvimento de Negócios da FPF Tech, é muito importante preparar o ecossistema regional para as novas possibilidades que as redes 5G trarão para a indústria.

“A FPF Tech está preparada para, junto com seus parceiros tecnológicos, a dar suporte diferenciado aos seus clientes no processo de transformação digital para esse novo ambiente industrial que a tecnologia 5G trará com a sua consolidação”, disse.

A Transformação Digital poderá ser alavancada com a disponibilidade de uma conectividade tão poderosa como a que as redes 5G irão oferecer.

“Para se ter uma ideia, as redes 5G funcionam como um habilitador da automação, robotização móvel, veículos autônomos, realidade aumentada, computação a bordo, aprendizado de máquina, gêmeo digital e outras aplicações. As possibilidades são as mais variadas possíveis e a FPF Tech está apta para ajudar as empresas a se adaptarem a essa nova realidade”, finaliza.

Vale ressaltar que o “Webinar 5G: Perspectivas e Ganhos para a Indústria” conta também com o apoio do CIEAM e da FIEAM.

Os interessados podem realizar as suas inscrições no site do Sympla por meio do site: https://www.sympla.com.br/5g-perspectivas-e-ganhos-para-a-industria__1417472.

Leia mais

Anatel multa operadora que desistiu do 5G arrematado em leilão


Programação (Horário de Manaus)


• 15h às 15h05: Sobre o Webinar, com Alfredo Lopes
• 15h05 às 15h10: Apresentação dos convidados
• 15h10 às 15h46: Os expositores terão 12min cada para defender seu tema sugerido:

  • 5G: Expansão de Suporte Digital na ZFM, com Roberto Garcia — FPF Tech
  • 5G e ZFM: Riscos ou Oportunidades, com Augusto Rocha — FIEAM
  • 5G: Impactos na Indústria 4.0, com Sandro Breval — UFAM
    • 15h46 às 16h20: Debates e Perguntas
    • 16h20: Encerramento — Agradecimentos e Considerações Finais
    Sobre a FPF Tech

A FPF Tech é um centro tecnológico com 23 anos no mercado, focado na pesquisa e desenvolvimento de soluções de software e hardware, capacitação tecnológica, programas de responsabilidade social, tecnologias assistivas, biotecnologia, sustentabilidade e produção científica.

Foto: Divulgação