Centro internacional da Amazônia já tem prédio da sede em Manaus

Conforme a PF, a sede abrigará departamentos e membros de forças de segurança pública nacionais e internacionais

Centro internacional da Amazônia já tem prédio da sede em Manaus

Mariane Veiga

Publicado em: 15/10/2024 às 22:23 | Atualizado em: 15/10/2024 às 22:31

O diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire, anunciou neste dia 15 de outubro que fechou o contrato de locação do prédio em Manaus que sediará o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia. 

Freire estava acompanhado do superintendente regional da PF no Amazonas, João Paulo Garrido.

Conforme a PF, a sede abrigará departamentos e membros de forças de segurança pública nacionais e internacionais.

Essa formalização do contrato, segundo a PF,  é o marco inicial da execução do projeto do centro de cooperação internacional, o CCPI da Amazônia. Portanto, a partir de agora o projeto vai iniciar suas atividades em Manaus. 

Uma vez finalizada a fase de planejamento, o novo prédio do CCPI Amazônia vai reestruturar o ambiente de convergência de políticas públicas internacionais para preservar e defender a segurança pública em diferentes esferas.

Além da Polícia Federal, o centro abrigará representação da Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, das secretarias de segurança pública dos nove estados da Amazônia legal.

Também terão assento nessa cooperação oficiais de ligação das polícias dos demais países que compartilham o bioma amazônico (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e França, devido ao seu território ultramarino, a Guiana Francesa). 

Segundo a PF, serão convidados representantes de organismos multilaterais de cooperação policial, como Interpol, Europol e Ameripol.

A previsão da PF é que o centro entre em operação no final do ano.

O empreendimento contará com salão de monitoramento, estrutura para mapeamento de investigação sensível, divisão de inteligência, divisão operacional, espaço para imprensa, sala de reunião, dentre outros.

A escolha estratégica pela capital do Amazonas para a estruturação do CCPI Amazônia foi por sua localização em meio à floresta.

Leia mais

Amazônia ganha R$ 500 milhões para investir em ciência e tecnologia


Foto: divulgação/PF