Casos diários de covid saltam de 37 a 426 no Amazonas em uma semana
Nas últimas 24 horas, até a manhã de hoje, os novos infectados são 426

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 08/01/2022 às 20:10 | Atualizado em: 09/01/2022 às 10:26
O boletim de acompanhamento da covid no Amazonas neste sábado (8) mostra que a ação do vírus está em pleno crescimento. No primeiro dia do ano, novos casos da doença foram diagnosticados em 37 pessoas. Nas últimas 24 horas, até a manhã de hoje, os novos infectados são 426.
Ao longo desta primeira semana de 2022, principalmente a partir do dia 3, as infecções foram dobrando em relação às 24 horas anteriores. No dia 4, por exemplo, eram 172, mas de 5 para 6 pulou para 275 novos doentes, e no dia seguinte já eram 363 os infectados.
Embora esse recrudescimento do coronavírus ainda não se reflita em internações, o secretário de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, já se previne. Enquanto mantém em plena operação o hospital Delphina Aziz, referência no atendimento nas primeira e segunda ondas, em 2020 e 2021, ele já procura deixar outros em condições de receber pacientes.
Nesta semana, o comitê de covid da secretaria avaliou as condições dos hospitais Nilton Lins e Universitário Getúlio Vargas (HUGV).
De acordo com o boletim deste sábado, os hospitalizados são até menos do que o dia anterior. Ontem eram 81 e hoje, 76. Contudo, 35 destes estão em UTI, o que significa casos mais graves da covid.
Ao mesmo tempo em que a SES prepara a estrutura hospitalar, o governador Wilson Lima (PSC) baixou novo decreto com restrições a eventos que promovam aglomeração. Além disso, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) já antecipou que a capital não terá carnaval de rua e, anteriormente, já havia cortado a verba para as escolas de samba.
Conforme a FVS (Fundação de Vigilância em Saúde), o aumento de casos de contágio não provoca, como antes, elevação das mortes diárias. De sexta para sábado, uma vítima, no município de Manacapuru (a 70 quilômetros de Manaus).
Leia mais
Em 24 horas, número de infectados dobrou, a maioria dos casos em Manaus
Governo do Amazonas suspende eventos e limita público a 200 pessoas
O foco do vírus
A capital Manaus vem concentrando, disparadamente, os novos casos de coronavírus. Dos 426 deste sábado, por exemplo, 267 foram para sua conta.
Porém, o município de Carauari, a quase 800 quilômetros de Manaus, chama atenção neste boletim com o registro de 98 infectados em 24 horas. Um surto para a cidade que tem participação de 1,5% nos casos de covid no Amazonas.
Foto: Camila Batista/Semsa