Calamidade deixada por ex-prefeitos do AM agora é emergência

Doze prefeitos do Amazonas decretam situação de emergência no início do mandato. Problemas nas cidades e na prefeituras

Calamidade deixada por ex-prefeitos do AM agora é emergência

Neuton Correa, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 15/01/2025 às 07:05 | Atualizado em: 16/01/2025 às 10:01

Ao menos doze prefeitos, até ontem, 14/01, decretaram situação de emergência oficial na calamidade que receberam de seus antecessores.

A lista deve aumentar nos próximos dias.

Os problemas vão de rombo nos cofres, sedes abandonadas e até cemitério sem condições de enterro.

Eirunepé

Esse o caso do município de Eirunepé (AM). Ali, o ex-prefeito Raylan Barroso deixou o local tomado de mato. A falta de limpeza no cemitério se misturava com a situação das ruas de Eirunepé, que agora começa a ser organizada pela nova prefeita Professora Áurea (MDB).

Na cidade, foi preciso uma ação emergencial da nova prefeita para arrumar a cidade no início do ano

Maués

Em Maués, a herança de Júnior Leite (União) para Macelly Veras (PDT) foi na própria sede da prefeitura. O abandono se vê da rua.

Presidente Figueiredo

Em Presidente Figueiredo, região Metropolitana de Manaus, o novo prefeito do município, Fernando Vieira (PL) também decretou emergência.

Lá, ele encontrou uma bagunça, assim se referiu ao quadro administrativo que recebeu da antecessora Patrícia Lopes (União).

Boca do Acre

Em Boca do Acre, o prefeito Frank Sobreira Barros decretou emergência por a ausência de contratos vigentes para a prestação de serviços contínuos essenciais, como limpeza pública, fornecimento de materiais hospitalares, expediente e manutenção de infraestrutura, comprometendo diretamente o atendimento à população e a realização de serviços administrativos.

Amaturá

A prefeita Maria de Nazaré da Silva Rocha decretou, por exemplo, estado de emergência, financeira e administrativa, no município de Amaturá, nas áreas da saúde, educação, assistência social, infraestrutura básica, limpeza pública e infraestrutura administrativa básica.

Decretos publicados até aqui

Borba

Em Borba, o prefeito Raimundo Santana de Freitas também decretou situação de emergência. Lá, nem sequer o seu antecessor realizou o processo de transição da Administração Pública Municipal da gestão anterior.

Matéria atualizada nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro.

Foto: reprodução