Cai restrição do uso de celular pelo trabalhador em Urucu, no Amazonas

Antes, ao desembarcar na base da Petrobrás, celular dos trabalhadores era recolhido e lacrado.

Adrissia Pinheiro, da Redação do BNC Amazonas*

Publicado em: 07/05/2025 às 10:28 | Atualizado em: 07/05/2025 às 10:34

A Petrobrás liberou desde 29 de abril o uso de telefone celular pelos trabalhadores da base de petróleo e gás de Urucu, em Coari, no Amazonas, a cerca de 650 quilômetros de Manaus. A medida vale para as áreas de vivência, como academias e praças.

Até então, o sistema de trabalho na base era de confinamento total. Geralmente, as equipes passam 15 dias em Urucu e o restante do mês na cidade de origem dos petroleiros. Dessa forma, assim que o trabalhador desembarcava, seu celular era recolhido e lacrado, só devolvido ao final da jornada.

A medida foi muito bem recebida pelos trabalhadores e por entidades representativas dos petroleiros.

No dia 29 de abril, a educadora física Amanda Figueiredo publicou um vídeo no Instagram para expressar a satisfação dos trabalhadores com a queda da restrição.

Vídeo: amandafigueiredo/Instagram/reprodução

Ao BNC Amazonas, o diretor da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e Sindipetro Amazônia (AM/PA/MA), Bruno Terribas, disse que “a liberação da restrição era um pleito antigo do sindicato” e “pode contribuir para um ambiente mais saudável e integrado”.

Questionado sobre outras restrições que impactam os trabalhadores, Terribas afirmou que, no que tange ao entretenimento e bem-estar, “a unidade de Urucu já oferece uma estrutura considerável”.

E isso inclui “áreas de lazer, quadra poliesportiva e arena de piso sintético para futebol, tênis de mesa, sala de televisão, espaço para caminhada, academia e acompanhamento de profissionais de educação física qualificados”.

No entanto, destacou que uma área crucial que necessita de melhorias é a dos salários dos trabalhadores terceirizados.

“Acreditamos que uma valorização salarial justa é fundamental para o bem-estar e a motivação desses trabalhadores, refletindo positivamente na qualidade dos serviços prestados”.

O setor de comunicação da empresa de Amanda em Urucu, contudo, não quis se manifestar sobre a medida.

Leia mais

Viveiro de mudas na base de Urucu

Base Urucu

A Província Petrolífera de Urucu é referência em produção de petróleo e gás natural, operada pela Petrobrás desde a década de 80.

Além da produção energética, a unidade é referência em reflorestamento e recuperação ambiental, contribuindo para a preservação da biodiversidade amazônica.

Urucu tem acesso difícil e logística desafiadora, já que somente 2% é de área construída e 98% é de floresta. Para chegar até lá os trabalhadores vão de aviões turboélice.

A produção chega a mais de 100 mil barris de óleo por dia, abastecendo o Norte e parte do Nordeste, e ainda fornece gás natural responsável por mais de 80% da energia elétrica de Manaus.

*Com colaboração da Redação do BNC Amazonas.