Bolsa-FamÃlia: governo bloqueia 18 mil e cancela 7 mil no Amazonas
Atualizações no Bolsa FamÃlia bloquearam benefÃcios para cerca de 896 mil famÃlias em todo o Brasil devido a várias razões, com destaque para pendências no cadastro e indÃcios de falecimento.

Publicado em: 23/04/2024 Ã s 14:09 | Atualizado em: 23/04/2024 Ã s 21:02
Durante o mês de abril, o programa Bolsa-FamÃlia passou por atualizações que resultaram no bloqueio do benefÃcio para um grupo de beneficiários nos meses de abril e maio. Em todo o PaÃs, cerca de 896 mil famÃlias tiveram seus benefÃcios bloqueados devido a diversas razões.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, FamÃlia e Combate à Fome (MDS), no Amazonas, 18.075 famÃlias tiveram seus benefÃcios bloqueados em março, e 7.740 famÃlias tiveram seus benefÃcios cancelados.
Os principais motivos para o bloqueio incluem a falta de regularização de cadastros, pendências no CPF registradas na Receita Federal e indÃcios de falecimento de membros da famÃlia, conforme identificado no Cadastro Único (CadÚnico).
O Governo Federal enviou mensagens aos beneficiários no inÃcio do mês informando sobre o bloqueio do benefÃcio para averiguação.
A mensagem orientava os beneficiários a procurarem o setor de cadastro em suas cidades para esclarecer as informações e evitar o cancelamento do Bolsa FamÃlia.
Após o bloqueio, as famÃlias continuam no programa por até 6 meses, porém não conseguem sacar o benefÃcio até que a situação seja regularizada. Após a regularização, o benefÃcio é desbloqueado e as parcelas anteriormente bloqueadas são pagas.
É importante ressaltar que as famÃlias que não regularizarem sua situação dentro do prazo de 6 meses terão seus benefÃcios cancelados. Apesar disso, o programa está expandindo o benefÃcio para novos beneficiários, com a entrada de 120 mil novas famÃlias em abril.
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Para regularizar o Bolsa FamÃlia, os beneficiários alertados sobre o bloqueio ou suspensão do benefÃcio devem comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar os dados. É necessário levar os documentos pessoais e dos integrantes da famÃlia para que os dados sejam atualizados corretamente.
Os beneficiários também podem verificar se foram aprovados para receber o Bolsa FamÃlia consultando pelo CPF no aplicativo do Bolsa FamÃlia, nos aplicativos Caixa Tem e Portal Cidadão Caixa, ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania pelo número 121.
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Foto: Lula Marques/Agência Brasil