Boa Vista do Ramos: barcos são arrastados ao fundo do rio por ‘terras caídas’

Barranco desmorona na madrugada e deixa feridos

Mariane Veiga

Publicado em: 16/10/2024 às 23:09 | Atualizado em: 17/10/2024 às 09:02

Um deslizamento de terra ocorreu na orla do município de Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus), durante a madrugada desta quarta-feira (16), afetando barcos que estavam ancorados no porto local.

Três pessoas que estavam em uma embarcação ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital da cidade. Segundo informações, o local foi interditado pela Defesa Civil.

O desbarrancamento, fenômeno conhecido como “terras caídas”, resulta da erosão fluvial, comumente exacerbada pela seca dos rios na região amazônica.

O deslizamento aconteceu próximo ao Paraná do Ramos, um afluente do Rio Amazonas, em uma área onde pequenas embarcações costumam ficar atracadas, a cerca de 100 metros de uma escola da região.

Moradores relataram que várias embarcações afundaram. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra a correnteza levando um barco, enquanto um homem comenta sobre a situação.

Leia mais

MP-AM cobra prefeito após deslizamento de terra em São Paulo de Olivença

O proprietário de uma das embarcações afetadas, Celso Teixeira, descreveu que o deslizamento ocorreu por volta de 1h da madrugada, quando ele sentiu um forte tremor, mas não teve tempo de desatracar. Ele e sua família estavam no barco e sofreram ferimentos.

Outro vídeo capturou o desespero dos moradores após o incidente, com um homem orientando as pessoas a desatracarem suas embarcações.

Na área do deslizamento, um buraco de cerca de 100 metros foi deixado para trás. A Prefeitura de Boa Vista do Ramos já havia proibido, desde maio, o atracamento de embarcações nas proximidades do talude, construído há menos de um ano, devido à sua instabilidade.

Leia mais no Amazonas Atual.

Foto: reprodução