Amazonas inaugura base Arpão 3, quinta contra crimes no rio Solimões

Base contará com lanchas cegadas, visão noturna e atuação conjunta de forças estaduais e federais.

Arpão

Bruna Lira, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 24/03/2025 às 15:25 | Atualizado em: 24/03/2025 às 15:25

O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou neste dia 24 de março a base fluvial Arpão 3 para o combate ao tráfico de drogas e outros crimes no rio Solimões.

Dessa forma, o governo estadual, com recursos próprios, reforça a segurança a segurança na principal rota fluvial do narcotráfico da tríplice fronteira com Colômbia e Peru.

Conforme o governador, a nova unidade, com investimento de R$ 10,5 milhões pelo programa Amazonas Mais Seguro, atuará no rio Solimões para coibir crimes como narcotráfico, roubos e biopirataria.

Além disso, a base conta com tecnologia de ponta . Está equipado com lanchas cegadas ee dispositivos de visão noturna . Ao todo, 60 agentes das forçasatuação federaldas forças de segurança estaduais e federais atuarão no local.

Desde a implantação das bases fluviais, as apreensões de drogas aumentaram . De acordo com o governo, em 2024 foram interceptadas 43 toneladas de entorpecentes . Esse volume representa 70% do total apreendido em toda a região Norte .

Leia mais

Base Arpão deu prejuízo de R$ 100 milhões ao crime organizado no AM

Quinta base nos rios

Além da Arpão 3, o governo mantém outras quatro bases fluviais, ampliando o controle nos rios e intensificando operações de segurança.

Desde 2020, essas ações resultaram em 308 prisões. Sendo apreensão de 122 armas e 81 embarcações, além de grandes prejuízos ao crime organizado, divulgou a agência do governo.

Foto: Alex Pazuello/Secom