Balcão do Consumidor registra 105 reclamações de cobrança indevida
Com uma equipe formada por advogados e conciliadores, o Balcão ofertou serviços de orientação jurídica e abertura de reclamações relacionadas a questões consumeristas

Publicado em: 14/08/2020 às 16:14 | Atualizado em: 14/08/2020 às 16:14
Dos mais de 150 atendimentos registrados na 3ª edição do Balcão do Consumidor, 70% foram reclamações referentes a cobrança indevida nas contas de água e energia elétrica.
A ação, promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/ALE-AM), foi realizada no conjunto Viver Melhor 4, Zona Norte de Manaus, nesta sexta-feira (14).
Força-tarefa
Com uma equipe formada por advogados e conciliadores, o Balcão ofertou serviços de orientação jurídica e abertura de reclamações relacionadas a questões consumeristas.
A edição contou, ainda, com a presença de representantes da:
Amazonas Energia
Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman)
A empresa Águas de Manaus disponibilizou linha direta via WhatsApp
Com a participação dos pressupostos, foi possível realizar 35 audiências conciliatórias durante a ação.
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“A maior demanda no Viver Melhor estava relacionada à cobrança indevida nas contas de luz e água. E a presença de pressupostos da Amazonas Energia, bem como de representantes da Ageman, e a linha direta com a Águas de Manaus foram fundamentais para que muitos problemas obtivessem solução imediata”, afirmou o presidente da CDC/Aleam, deputado estadual João Luiz (Republicanos).
Prejuízo
Acostumada a pagar uma média de R$ 300 a R$ 400 de energia elétrica, uma conta no valor de R$ 1,2 mil fez com que a dona de casa Priscila Carneiro buscasse ajuda no Balcão no Consumidor.
“Em julho, me surpreendi com uma conta absurda de R$ 1,2 mil. Em casa, moramos apenas eu, meu marido e meu filho. Não tem como consumir tudo isso e muito menos condições de pagar esse valor. Mas consegui comprovar que houve um erro na leitura e o valor devido foi corrigido”, afirmou a dona de casa, que teve a conta retificada e terá de pagar o valor real de R$ 300.
Diante de uma conta de R$ 1.169 de água, a dona de casa Maria Socorro Rodrigues também buscou ajuda no Balcão.
“Nosso apartamento está fechado e, vez ou outra, eu vou ao local para limpar e abrir as janelas. A conta mais cara que já paguei foi de R$ 70. Mas em fevereiro chegou essa dívida de mais de mil reais. Já fui até a empresa, mas eles não resolveram. Mas agora, a equipe irá fazer uma vistoria para verificar o que aconteceu e tenho certeza de que essa valor será corrigido”, afirmou.
Durante o atendimento, ofertado no Balcão do Consumidor, a CDC/ALE-A, foram seguidas todas as recomendações de segurança de saúde, como a exigência obrigatória do uso de máscaras, o distanciamento entre os participantes e a disponibilização de totem com álcool em gel à população.
Foto: Mauro Smith/Assessoria