Avanço do agronegócio na Amazônia dá maior PIB do país a Roraima

Maiores elevações foram registradas em Roraima (11,3%), Mato Grosso (10,4%), Piauí (6,2%) e Tocantins (6%).

Avanço do agronegócio na Amazônia dá maior PIB do país a Roraima

Ednilson Maciel

Publicado em: 18/11/2024 às 15:47 | Atualizado em: 18/11/2024 às 15:52

Com o avanço do agronegócio na Amazônia, o estado de Roraima alcançou o maior Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2022 e chegou 11,3%.

É o que registrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como informa o Metrópoles.

Para o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), os principais fatores para o crescimento do PIB é justamente o avanço do agronegócio.

Assim como, a valorização dos empreendedores do estado e a atração de novos investimentos.

Dessa maneira, entre as 27 unidades federativas, 24 apresentaram aumento no PIB, que representa a soma dos produtos e serviços finais do país em determinado período.

Nesse sentido, as maiores elevações foram registradas em Roraima (11,3%), Mato Grosso (10,4%), Piauí (6,2%) e Tocantins (6%).

Assim, Roraima alcançou R$ 21,1 bilhões, registrando crescimento real de 11,3%, o maior do Brasil. O avanço do agronegócio é um dos principais fatores responsáveis pelo resultado.

“Eu tenho trabalhado muito por todo o Brasil, conversando com os investidores. Ou seja, o nosso principal crescimento aqui é no setor agropecuário. O estado [Roraima] do Brasil também tem um maior crescimento do rebanho bovino, e eu tenho aqui também o maior programa de regularização fundiária do Brasil. Não tem nenhum estado fazendo o que estamos fazendo”, afirmou Antonio Denarium.

Segundo ele, foram entregues mais de 20 mil títulos definitivos de imóveis urbanos, rurais e no distrito industrial.

“No distrito industrial de Boa Vista, nós temos mais de 150 empresas. Nenhuma tinha título definitivo. Já entreguei, só no distrito industrial, mais de 200 títulos definitivos para todas as indústrias que estão localizadas ali, gerando mais de 5 mil empregos diretos”, destacou o governador.

Desse modo, no acumulado entre 2019 e 2022, Roraima registrou alta de 25,4%, quatro vezes superior à média da Região Norte (6,1%) e 4,5 vezes maior do que a do Brasil (5,7%).

Ainda de acordo com a publicação, Denarium disse que o crescimento reflete que “algumas indústrias de transformação já estão instaladas em Roraima com ciclo completo, como a esmagadora de soja, que vai inaugurar a indústria de óleo de soja”.

“Nós vamos ter o óleo de soja engarrafado em garrafa pet no estado de Roraima. Nós saímos de uma área plantada de pouco mais de 20 ou 30 mil hectares em cinco anos para mais de 200 mil hectares”.

Leia mais no Metrópoles.

Leia mais

Lula acena para agronegócio, mas defende preservação da Amazônia

Ambientalistas e agronegócio juntos contra desmatamento na Amazônia

Foto: Secom/RR