Artistas indÃgenas do Amazonas são selecionados no projeto Natura Musical
‘Natura Musical’ disponibilizou impressionantes R$ 5,5 milhões em patrocÃnio via edital em pleno ano de pandemia

Publicado em: 20/12/2020 Ã s 14:27 | Atualizado em: 21/12/2020 Ã s 06:50
Neste mês de dezembro foram anunciados os contemplados pelo projeto ‘Natura Musical’. Nessa edição, projetos de artistas nortistas e indÃgenas foram selecionados e contarão, em 2021, com o fomento, curadoria e apoio de uma das maiores empresas do paÃs: a Natura.
No próximo ano, além dos projetos do Pará, historicamente contemplados, três outras iniciativas nortistas serão viabilizadas: TORÜ WIYAEGÜ e Crias de Curupira, do Amazonas, e o Pororoca Sound, do Amapá.
Natura Musical
O ‘Natura Musical’ completa 15 anos e continua a sua árdua missão de fomento e valorização da cultura no Brasil. Desde 2005, todos projetos são selecionados através do Edital Natura Musical e além do patrocÃnio, a inciativa também impulsiona a experiência com a ‘Casa Natura Musical’.
O projeto propõe uma plataforma para artistas, bandas e coletivos lançarem novos trabalhos, com uma casa de show que recebe o Brasil inteiro e festivais que mostram nossa diversidade cultural.
Leia mais
Amazonas tem mais de 19 mil indÃgenas atingidos pelo coronavÃrus
Seleção
Â
Quanto ao processo seletivo, os 43 projetos foram selecionados entre 3.365 inscritos por meio da curadoria de 29 profissionais do mercado da música.
Neste ano de pandemia, o ‘Natura Musical’ disponibilizou impressionantes R$ 5,5 milhões em patrocÃnio via edital. Além disso, o programa conta, ainda, com o apoio das leis de incentivo à cultura da Bahia, de Minas Gerais, do Pará e do Rio Grande do Sul.
Representatividade
Iniciativas que, sobretudo, desenvolvem projetos artÃsticos com identidade própria, refletindo narrativas contemporâneas e gerando impacto social, econômico e ambiental positivo foram o foco dessa edição.
Nesta edição histórica buscou-se aumentar a proporcionalidade de grupos historicamente sub representados, portanto, além da criação artÃstica, foram selecionadas propostas a partir de um olhar mais inclusivo. Em 2021, teremos, quatro projetos de povos originários, nove projetos da comunidade LGBTQIA+, 18 projetos em que mulheres são protagonistas e outros 17 que valorizam a cultura negra.
Mais inciativas de fomento em 2021
Essa nova visão também abriu espaço para mais iniciativas de fomento de cenas e redes, que movimentam a cadeia da economia criativa em diferentes formatos e para diferentes públicos. Além de mostras, festivais e residências artÃsticas, o Natura Musical vai contemplar projetos educativos, de inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) e que atende pessoas com autismo.
Projetos e Artistas IndÃgenas contemplados:
Kunumi MC: o rapper indÃgena, morador da Aldeia Krukutu (SP), lançará o disco “Nhemongarai”.
Mostra Pankararu de Música: iniciativa do povo Pankararu, realiza capacitação profissional, shows e imersão artÃstica na Aldeia Bem Querer de Cima, em Pernambuco
TORÜ WIYAEGÜ: o projeto propõe registrar a música tradicional do povo Tikuna, do Amazonas, em livro e CD.
Artistas Nortistas contemplados:Â
Crias de Curupira: uma união de estilos, identidades e facetas artÃsticas, com a proposta cultural de elevar diversão, conhecimento e diversidade, seja no palco, cabines ou em encontros e debates sobre produções artÃsticas.
Pororoca Sound: Incubadora de Empreendimentos Musicais que se propõe a acompanhar e acelerar a carreira de 9 artistas amapaenses.
Â
Festival MANA: voltado para o fortalecimento de mulheres no mercado da música, promove oficinas, shows, debates, mostra audiovisual e ações de intervenção urbana.
Redes Sociais
Facebook:Â @NaturaMusical
Instagram:Â @naturamusical
Twitter:Â @naturamusical
Youtube:Â @naturamusical
Leia mais no Portal Maloca
Foto: Reprodução/Portal de NotÃcias DJUENA TIKUNA