Artistas de todo o país podem criar monumento em homenagem à COP-30
Escultura sem pedestal deverá ter no máximo 7,5 metros de altura e dialogar com a ambiência local.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 26/01/2025 às 17:32 | Atualizado em: 26/01/2025 às 17:32
Artistas de todo o país podem ajudar na criação de um símbolo de sustentabilidade e inovação que vai ser instalado na orla do Portal da Amazônia (foto), em Belém (PA) sede da COP-30.
Dessa maneira, os interessados devem apresentar suas propostas até o próximo dia 13 de fevereiro.
Assim, o monumento será uma escultura sem pedestal, que deverá ter no máximo 7,5 metros de altura e dialogar com a ambiência local.
A obra, cujo investimento previsto é de até R$ 350 mil, representa uma chance para artistas deixarem sua marca na memória do Brasil e na defesa do planeta. Como informa o Cop Dol.
Nesse sentido, o ministro do Turismo, Celso Sabino, incentivou a participação no processo.
“Este monumento terá como objetivo representar a memória de um dos momentos mais marcantes da história do Brasil e da Amazônia. Nossa capital, a região e o país serão protagonistas de negociações em prol do planeta, pactuadas junto às maiores autoridades climáticas mundiais. É uma oportunidade para todos os brasileiros contribuírem com esse momento histórico”, afirmou.
Sendo assim, a inscrição de projetos segue até o dia 13 de fevereiro. Após a seleção, será formalizada a doação do projeto ao governo federal para a construção do monumento.
Sobretudo, os candidatos precisam considerar valores universais, como sustentabilidade, inovação e inclusão social, alinhados à temática da COP-30.
Conforme o aviso de manifestação de interesse, publicado no dia 13 de janeiro no Diário Oficial da União, as propostas devem ser inscritas na área de doações do governo federal (www.doacoes.gov.br).
“O Portal da Amazônia é um espaço que oferece uma vista privilegiada para o rio Guamá e para a biodiversidade das ilhas de Belém. É um cenário altamente representativo da temática da COP 30 e ideal para eternizar na memória brasileira este momento histórico em defesa do planeta”,
acrescentou o ministro Celso Sabino.
*Com informações do Cop Dol.
Leia mais
Governador do Pará age para se autosabotar na COP-30, diz Krenak
Lula escolhe diplomata para presidir agenda da COP-30
Foto: divulgação/Agência Belém