Arleane, do povo mura do Amazonas, primeira indígena no BBB

Nascida na aldeia Bela Vista, localizada no alto rio Castanho, ela passou a morar em Manaus aos 7 anos de idade

Dassuem Nogueira, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 14/01/2025 às 19:53 | Atualizado em: 14/01/2025 às 19:53

Arleane Marques, de 34 anos, indígena do povo mura do Amazonas, entrou neste dia 13 de janeiro na casa do reality show BBB, o Big Brother Brasil 25. 

Nascida na aldeia Bela Vista, localizada no alto rio Castanho, ela passou a morar em Manaus aos 7 anos de idade.

Seu pai sofreu um acidente de trabalho e, junto com sua família, chegou à capital em busca de serviço de saúde especializado para o pai. Ele faleceu um ano depois.

A família permaneceu em Manaus, onde encontrou melhores perspectivas de educação e trabalho. 

Nesta segunda-feira, a ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara, comemorou em seus perfis de rede social, a entrada da primeira indígena a participar do BBB.

A ministra dos Povos Indígenas ressaltou que a história de vida de Arleane representa a de muitos indígenas que precisam sair de suas aldeias em busca de melhores condições de vida. 

Segundo o censo do IBGE 2022, são quase 1,7 milhão de indígenas no país, 53% vivendo em cidades.

Leia mais

Rivais do Norte no BBB, Isabelle e Alane vão estar juntas de novo

Outra cunhã-poranga

Ao longo da vida, Arleane participou de vários concursos de beleza, inclusive o que a levará ao posto de cunhã-poranga do boi-bumbá Garanhão, de Manaus, neste ano. 

A exemplo do que foi a repercussão da participação da cunhã do boi Garantido, Isabelle Nogueira, batizado de “efeito Isabelle”, a entrada de Arleane no reality poderá incrementar a divulgação dos bois de Manaus.

Infelizmente, embora sejam representantes de uma tradição quase secular na capital, os bois de Manaus não possuem o mesmo engajamento popular em suas apresentações. 

Os bois Garanhão, Galante, Clamor de um Povo, Corre Campo, Brilhante e Tira Prosa realizam espetáculos belíssimos e gratuitos na categoria ouro do Festival Folclórico do Amazonas e atraem um público muito aquém do merecido. 

Arleane Marques também é rainha da bateria da escola de samba A Grande Família, representante da zona leste de Manaus no grupo especial. Na sua estreia no reality, a quadra da escola reuniu seus torcedores para comemorar sua rainha na casa do BBB-25.

Foto: reprodução/Instagram