Dia seguinte à inauguração, centro faz cirurgias de conização em Manaus
A cirurgia retira lesões pré-malignas no colo do útero, prevenindo câncer.

Bruna Lira, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 11/03/2025 às 15:28 | Atualizado em: 11/03/2025 às 15:28
O primeiro Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu) realizou, em 10 de março, as primeiras cirurgias de conização. O procedimento remove lesões pré-malignas antes que evoluam para o câncer.
O governador Wilson Lima inaugurou a unidade no dia 10. O centro funciona anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon) e atende pacientes da rede pública.
A ginecologista Zeliene Shoji explicou que a conização é essencial no tratamento de lesões causadas pelo HPV. O vírus é o principal responsável pelo câncer do colo do útero. Segundo ela, identificar e remover essas áreas alteradas precocemente reduz o risco de progressão da doença.
“As pacientes submetidas a esse procedimento possuem lesões que ainda não evoluíram para o câncer. Tratá-las precocemente significa bloquear o avanço para a doença maligna. Atualmente, o câncer de colo do útero pode ser prevenido por três estratégias principais: vacinação contra o HPV, rastreamento por exames preventivos e a realização de cirurgias para tratar lesões pré-cancerígenas”.
Acompanhamento especializado
Além de realizar as cirurgias, o Cepcolu acompanhará as mulheres que passaram pelo procedimento. Todas as pacientes farão avaliações periódicas a cada seis meses, por um total de dois anos. O acompanhamento seguirá os protocolos das sociedades médicas especializadas e as diretrizes do Ministério da Saúde.
Samira da Silva, de 34 anos, passou pela cirurgia de conização e destacou a importância do procedimento para sua recuperação. Ela também alertou outras mulheres sobre a necessidade de cuidar da saúde.
“Após a cirurgia, fui orientada a manter o acompanhamento por dois anos. Minha cirurgia foi um sucesso, e incentivo todas as mulheres que precisam do procedimento a não terem medo. Saúde é vida, e o mais importante é ter vontade de viver. Minha recuperação foi excelente, e a doutora até comentou que nem parece que passei pela cirurgia”.
A cirurgia de conização do colo do útero é um procedimento ginecológico realizado para remover uma parte em formato de cone do colo uterino que contém lesões pré-malignas ou com risco de evolução para câncer.
Dessa forma, o objetivo é impedir que essas células doentes se tornem um tumor invasivo, garantindo um tratamento preventivo e aumentando as chances de recuperação.
Avanço para o Amazonas
O câncer de colo do útero é um dos mais incidentes no Amazonas. Por isso, a ampliação do acesso à conização representa um avanço significativo para a saúde feminina no estado.
Além disso, o centro se destaca como pioneiro nessa especialidade da medicina ginecológica na região Norte, oferecendo um atendimento mais acessível e eficaz para as mulheres.
Foto: Antônio Lima / Secom