Aplicação de IA na rotina médica é tema de aula gratuita da Afya

Maior hub de educação e soluções para a prática médica no Brasil, promove, nesta quinta-feira (27), às 19h30, a live 'IA na Prática Médica'.

IA Afya

Neuton Correa, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 26/03/2025 às 10:08 | Atualizado em: 26/03/2025 às 10:17

A Afya, maior hub de educação e soluções para a prática médica no Brasil, promove, nesta quinta-feira (27), às 19h30, a live ‘IA na Prática Médica’. O alvo são médicos e profissionais da saúde.

O evento se dividirá em dois blocos. Ele abordará os desafios da gestão médica e o uso prático da inteligência artificial no consultório.

Os especialistas Dr. Thiago Liguori e Dr. Cesar Biselli conduzirão a aula. Eles vão compartilhar insights e estratégias para que médicos possam integrar a IA à sua rotina de forma segura e eficiente.

Inscrição grátis

No Amazonas a Afya está presente nos municípios de Manacapuru e Itacoatiara com unidades de graduação e em Manaus, com oferta de cursos de pós-graduação.

Desafios da burocracia e a IA

A primeira parte da aula será conduzida pelo Dr. Thiago Liguori, médico cardiologista formado pelo Hospital Sírio-Libanês, pós-graduado em Telemedicina e Segurança Digital pela USP e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford.

Com ampla experiência em tecnologia e saúde, Liguori já atuou como Chief Medical Officer da healthtech Pipo Saúde e é CEO e fundador da Turi. Em sua apresentação, ele trará um panorama dos desafios da burocracia médica e do impacto da inteligência artificial na gestão de consultórios.

Ele ilustrará sua fala com casos reais, tendências globais e ferramentas acessíveis aos profissionais.

IA no consultório

Na sequência, o Dr. César Biselli, médico intensivista formado pela Faculdade de Medicina da USP e integrante do Time de Saúde da healthtech Alice, assumirá a condução do encontro. Reconhecido por sua expertise em gestão clínica e inovação tecnológica na medicina, Biselli apresentará aplicações práticas da IA no consultório.

Entre os temas abordados, destacam-se a automação na geração de relatórios médicos para operadoras de saúde, estratégias para garantir a segurança dos dados e o uso eficiente de ferramentas como o ChatGPT da OpenAI.

“Nossa proposta é apresentar soluções práticas para médicos que buscam reduzir a burocracia, otimizar processos e aumentar a eficiência no consultório, garantindo mais tempo para se dedicar à qualidade de vida deles e ao atendimento dos pacientes”, explica Thiago Liguori, médico e um dos professores do curso.

A Afya tem se dedicado a explorar maneiras de integrar a inteligência artificial ao dia a dia da prática médica. Como parte desse compromisso, lançou o e-book gratuito “Guia de Uso de IA na Medicina”, o primeiro criado por médicos especialistas em IA para médicos. Desenvolvido em parceria com a Microsoft, o material oferece um panorama detalhado da tecnologia, além de dicas práticas para utilizá-la de forma eficiente e segura.

Foto: Divulgação