‘Apagão de Manaus resulta da demora na venda da Amazonas Energia’

É o que ecoa nos bastidores, com culpa atribuída à Aneel

Mariane Veiga

Publicado em: 11/03/2025 às 22:23 | Atualizado em: 11/03/2025 às 23:09

O apagão, que atingiu a região metropolitana de Manaus na noite da última sexta-feira (6), poderia ter sido evitado caso a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tivesse agido mais rapidamente na resolução de questões críticas relacionadas à distribuição de energia na região.

Além da capital, o incidente alcançou os municípios de Parintins, Itacoatiara e Presidente Figueiredo e deixou milhares de moradores sem energia.

O apagão foi causado pelo desligamento da linha de 500 kV Jurupari-Silves, conforme comunicado oficial da Amazonas Energia.

Leia mais

Amazonas Energia é acionada na Justiça pelo apagão que atingiu 300 mil

A distribuidora enfrenta uma grave crise financeira, com atrasos nos pagamentos a fornecedores, o que tem impactado diretamente a qualidade dos serviços prestados.

Além disso, conforme os bastidores, a Aneel não teria avançado na análise do plano de transferência de controle da Amazonas Energia, proposto pela Âmbar Energia, do Grupo J&F, em junho deste ano.

A demora na aprovação do plano de mudança de gestão tem gerado incertezas sobre a eficiência na gestão dos serviços de energia no estado.

Leia mais na Veja.

Foto: reprodução/redes sociais