Amazônia: piratas usam drones nos rios do Amazonas para assaltar transportadoras

Principais alvos monitorados até de noite são as balsas com combustíveis. Todo dia tem tiroteio, dizem transportadoras.

Amazônia: piratas do rio Amazonas roubam 7,7 milhões de combustíveis

Bruna Lira, da Redação do BNC Amazonas 

Publicado em: 08/04/2025 às 11:58 | Atualizado em: 08/04/2025 às 12:08

Piratas intensificaram os ataques às embarcações nos rios do Amazonas. Eles agora usam drones para rastrear balsas, identificar cargas e ameaçar tripulantes. As quadrilhas agem com armamento pesado. Também operam com embarcações de alta velocidade. Isso aumenta o risco e a violência nas rotas fluviais da região.

O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma) denunciou o problema. A apresentação ocorreu durante o fórum Segurança nas Operações Aquaviárias no Norte do Brasil, promovido em Manaus pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

Segundo o presidente do Sindarma, Galdino Alencar, os ataques aumentaram nos últimos meses. As tripulações relataram o uso simultâneo de vários drones. As quadrilhas vigiam as embarcações, espionam as cargas e ameaçam os trabalhadores. Em muitos casos, agem à noite, o que dificulta a reação das vítimas. Afirma ainda quase todos os dias tem tiroteio.

O painel “Ampliação da segurança nas vias hídricas do Norte” reuniu autoridades do Amazonas, Pará e Rondônia. Durante o encontro, os representantes reconheceram a gravidade do cenário.

Eles prometeram reforçar as ações contra a pirataria fluvial. Também defenderam medidas para garantir uma navegação mais segura e sustentável na Amazônia.

Informações do site D24 Amazonas

Leia mais

‘Piratas’ do rio Solimões são presos em Tefé, no Amazonas

Amazonas: ataque de piratas deixa dois mortos no rio Solimões

Foto: divulgação PM