Amazônia: piratas usam drones nos rios do Amazonas para assaltar transportadoras
Principais alvos monitorados até de noite são as balsas com combustíveis. Todo dia tem tiroteio, dizem transportadoras.

Bruna Lira, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 08/04/2025 às 11:58 | Atualizado em: 08/04/2025 às 12:08
Piratas intensificaram os ataques às embarcações nos rios do Amazonas. Eles agora usam drones para rastrear balsas, identificar cargas e ameaçar tripulantes. As quadrilhas agem com armamento pesado. Também operam com embarcações de alta velocidade. Isso aumenta o risco e a violência nas rotas fluviais da região.
O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma) denunciou o problema. A apresentação ocorreu durante o fórum Segurança nas Operações Aquaviárias no Norte do Brasil, promovido em Manaus pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).
Segundo o presidente do Sindarma, Galdino Alencar, os ataques aumentaram nos últimos meses. As tripulações relataram o uso simultâneo de vários drones. As quadrilhas vigiam as embarcações, espionam as cargas e ameaçam os trabalhadores. Em muitos casos, agem à noite, o que dificulta a reação das vítimas. Afirma ainda quase todos os dias tem tiroteio.
O painel “Ampliação da segurança nas vias hídricas do Norte” reuniu autoridades do Amazonas, Pará e Rondônia. Durante o encontro, os representantes reconheceram a gravidade do cenário.
Eles prometeram reforçar as ações contra a pirataria fluvial. Também defenderam medidas para garantir uma navegação mais segura e sustentável na Amazônia.
Informações do site D24 Amazonas
Leia mais
‘Piratas’ do rio Solimões são presos em Tefé, no Amazonas
Amazonas: ataque de piratas deixa dois mortos no rio Solimões
Foto: divulgação PM